O UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra prossegue esta quarta-feira, 15 de outubro, às 18h00, o ciclo “Pontos nos iii – Science Beer Talks”, com uma sessão dedicada ao tema “Em cada esquina uma microrrede”.
O convidado é Alexandre Matias Correia, doutorando em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Universidade de Coimbra (UC) e investigador no Gabinete de Gestão Inteligente de Energia do Instituto de Sistemas e Robótica da UC.
A entrada é livre e não requer inscrição prévia.
PUBLICIDADE
Na sessão, o investigador apresentará o trabalho que desenvolve no âmbito da sua tese de doutoramento, centrado na otimização e gestão de microrredes para fornecimento de potência em situações críticas ou de desastre. O objetivo é aumentar a resiliência da rede elétrica, tema que ganhou destaque após o “apagão” que, em abril passado, afetou Portugal e Espanha.
De acordo com Alexandre Matias Correia, a utilização de redes localizadas poderá “aumentar a sobrevivência de várias cargas em situações críticas ou de desastre, o que é particularmente relevante em locais com cargas críticas, como hospitais, infraestruturas de socorro, aeroportos ou instalações militares”.
O investigador sublinha ainda que, graças à descentralização das microrredes, “qualquer casa pode ser transformada numa microrrede”, permitindo estender os benefícios deste conceito a zonas residenciais, com pequenas adaptações e custos controlados.
As microrredes, os veículos elétricos, os sistemas de armazenamento de energia, os recursos energéticos distribuídos e a eletrotécnica aplicada ao Espaço estão entre as principais áreas de estudo de Alexandre Matias Correia. O seu trabalho “Technical and Economic Assessment of Battery Storage and Vehicle-to-Grid Systems in Building Microgrids” foi destacado na capa da revista Energies (MDPI).
Dux Veteranorum da Universidade de Coimbra desde 2019 e tuno da Quantunna – Tuna da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (FCTUC), Alexandre Matias Correia foi também distinguido com o Prémio de Mérito Cultural.
PUBLICIDADE