Coimbra

Ponte militar restabelece passagem de peões sobre o rio Dueça em Miranda do Corvo

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 19-11-2021

 O Exército montou hoje uma ponte militar na Trémoa, no limite dos concelhos de Coimbra e Miranda do Corvo, para restabelecer a circulação pedonal, três semanas após a passagem provisória existente no local ter colapsado.

PUBLICIDADE

A ponte instalada pelo Exército permite agora a passagem de pessoas entre as duas margens do rio Dueça, que foi interrompida em 30 de outubro na sequência do temporal que nesse dia se fez sentir na região, informou em comunicado o gabinete do chefe do Estado-Maior do Exército.

“Esta operação do Exército Português permite melhorar de forma significativa as condições de mobilidade das populações que, sem possibilidade de passagem, teriam de percorrer uma distância de cerca de 10 quilómetros para poderem ter acesso direto aos transportes públicos”, adianta.

PUBLICIDADE

publicidade

A unir as margens do Dueça, afluente do rio Ceira, que por sua vez desagua no Mondego, em Coimbra, foi instalado “um passadiço construído a partir de uma ponte militar tipo ‘treadway’ (trilha) com configuração de um trilho com 1,5 metros de largura e um comprimento total de 28 metros e respetivas rampas de acesso”.

“Esta estrutura destina-se apenas ao trânsito pedonal, prevendo-se a sua permanência por um período de três meses, altura em que se espera a finalização da construção da nova ponte”, de acordo com a mesma nota do Exército.

PUBLICIDADE

Na operação, participaram dez militares com a especialidade de sapador pontoneiro, apoiados por três viaturas pesadas de transporte adstritas ao Regimento de Engenharia 1, com sede em Tancos, município de Vila Nova da Barquinha.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE