Coimbra

Pombal requalifica entrada da cidade e projeta novos acessos a zona industrial

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 15-03-2021

A Câmara Municipal de Pombal aprovou na sua última reunião, realizada na sexta-feira, 12 de março, a abertura de concurso público para a obra de requalificação de uma das mais importantes entradas da cidade, num investimento superior a 350 mil euros. A empreitada contempla o troço entre a rotunda de acesso à Zona Industrial da Formiga e o Largo do Cardal, pelo Viaduto Guilherme Santos, bem como a Rua Padre José Elísio Matias Mendes.

PUBLICIDADE

Para o vice-presidente da autarquia, Pedro Murtinho, “esta intervenção revela-se uma necessidade absoluta, face ao estado de degradação que esta porta da cidade apresenta”.

Segundo o Vereador, que tutela o Pelouro da Gestão de Obras Públicas, a empreitada “inclui a
reformulação de toda a rede de drenagem de águas pluviais e de abastecimento de água na zona da rotunda de acesso à zona industrial” e a “fresagem e repavimentação, substituição das juntas de dilatação da ponte sobre o Rio Arunca, assim como nova sinalização horizontal e vertical”.

PUBLICIDADE

publicidade

Quanto à Rua Padre José Elísio Matias Mendes, “que se encontra altamente desqualificada” a
intervenção prevê “não só repavimentação, mas também novas redes de abastecimento de água e de águas pluviais e novos passeios”, refere Pedro Murtinho.

A empreitada, agora lançada a concurso e com um prazo de execução previsto de 90 dias, insere-se numa estratégia municipal de requalificação de acessibilidades, que prevê ainda a construção de novos acessos e beneficiação de todos os arruamentos da Zona Industrial da Formiga, cujo projeto está em fase de conclusão.

PUBLICIDADE

A destacar, ainda, as várias intervenções, resultantes de uma articulação entre o Município e a
Infraestruturas de Portugal, que prevê a construção de uma rotunda no IC2/EN1, na zona de Flandes, que permitirá um novo acesso à Rua 31 de Janeiro e à localidade da Charneca; um acesso direto do IC2/EN1 à Zona Industrial da Formiga no sentido norte-sul (próximo do edifício-sede do Clube Motard); a construção de uma rotunda no Aduguete, que melhorará a acessibilidade à zona industrial e à passagem superior à linha ferroviária do norte; e a passagem pedonal inferior ao IC2/EN1 de acesso à Rua do Seixo, próximo do Estádio Municipal.

Intervenções estas que pretendem dar mais segurança rodoviária e pedonal, bem como a criação de vias alternativas para o trânsito pesado, evitando a sua passagem pelo Viaduto Guilherme Santos, que passará a ter uma característica mais urbana.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE