Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Pombal partilha em Cascais a experiência do Programa Municipal de Potenciação do Sucesso Escolar

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 13-11-2018

O Município de Pombal foi convidado a participar no XV Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que decorre esta semana, de 13 a 16 de novembro, em Cascais, onde no centro do debate vão estar as questões relacionadas com educação e espaço público.

PUBLICIDADE

Reunindo mais de 600 representantes de 118 cidades de diversos países, o XV Congresso Internacional das Cidades Educadores lança o tema “Cidade pertença das pessoas”.

PUBLICIDADE

publicidade

Pombal foi uma das cidades selecionadas para participar neste congresso a experiência “Conselho de Pais”, promovida no âmbito do Programa Municipal de Potenciação do Sucesso Escolar – Pombal 2020, Sucesso Escolar 100%, e que integrará, na próxima quinta-feira, dia 15 de novembro, a mesa temática “Família, Escola e Comunidade”, juntamente com os Municípios de Gondomar, São João da Madeira, Valongo e Loulé (Portugal); Sant Boi de Llobregat e Vitoria-Gasteiz (Espanha); Rennés (França) e Bruxelas (Bélgica).

Considerando que Cascais é também em 2018 a Capital Europeia da Juventude, irá decorrer paralelamente ao Congresso Internacional das Cidades Educadoras, o Congresso de Jovens, para o qual foi igualmente selecionado para participar um jovem pombalense, João Matias, com a comunicação “Youth Participation in the Cities’ Life”.

PUBLICIDADE

O Congresso de Jovens conta com a participação de 75 jovens, sendo que 37 são de nacionalidade portuguesa e 38 jovens de nacionalidade estrangeira, com idades compreendidas entre os 18 e 24 anos, num evento que visa estimular a população jovem para uma participação mais ativa, consciente e cívica no futuro das Cidades.

A Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), à qual pertence o Município de Pombal, conta com 476 cidades associadas, em 37 países e foi criada com o propósito de estreitar relações entre os governos locais para a promoção do valor educativo no espaço urbano, fomentando políticas e intervenções públicas transformadoras das cidades em espaços propícios para o desenvolvimento humano, em conformidade com os “Princípios da carta das Cidades Educadoras”.

Em Portugal, 70 cidades constituem ainda a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, da qual o Município de Pombal integra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com