Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Pombal: Memorial ao Bodo em Abiul valoriza património em cantaria e calcetaria

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 19-06-2021

A arte da cantaria e calcetaria vai ser valorizada através de um Memorial ao Bodo, levado a cabo pela Tertúlia Berço da Tauromaquia, no âmbito do projeto Territórios de Pedra, lançado este ano pelos municípios de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal. A inauguração daquela peça acontecerá pelas 10:00 deste domingo, 20 de junho, em Abiul.

PUBLICIDADE

Segundo o coordenador das intervenções artísticas que promovem a valorização da cantaria e calcetaria, Fernando Freire, professor de escultura com origens no território, o memorial simboliza o secular bolo que era distribuído pela população aquando das tradicionais festas do Bodo.

“Procuramos criar peças que contam a história local e que se adequem ao espaço escolhido para a intervenção”, refere Fernando Freire relativamente às obras que estão a ser construídas em parceria com as populações de cada terra dos três municípios associados. “Para a execução da obra, recorreu-se à arte e ao saber fazer secular dos artistas locais, quer na área da cantaria, quer na área da calcetaria. Artes que, no século passado, tiveram um importante papel no desenvolvimento socioeconómico dos Territórios de Pedra”, frisa.

PUBLICIDADE

publicidade

A Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Pombal, Ana Maria Cabral, considera que “a marca Territórios de Pedra é a materialização de uma identidade comum aos três territórios, um encontro feliz entre a natureza e a arte, entre as memórias e o contemporâneo. Para Pombal, fazer parte integrante da rede cultural Territórios de Pedra permite valorizar os nossos magníficos maciços calcários serranos, onde as aldeias típicas, com as suas casas e muros de pedra solta parcelam com os campos e simultâneo valorizar Abiul e história dos seus calceteiros, inovando a estratégia cultural e turística, decisiva na atração de novos públicos.”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com