Coimbra

Pombal declara situação de alerta municipal

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 13-11-2020

A Câmara de Pombal declarou hoje a situação de alerta municipal no concelho, em vigor até às 23:59 de 30 de novembro, face à situação epidemiológica causada pela pandemia de covid-19.

PUBLICIDADE

A decisão surge após as reuniões da Comissão Municipal da Proteção Civil de Pombal, realizadas a 2 e 13 de novembro, informou o Município, numa nota de imprensa.

PUBLICIDADE

Segundo o despacho assinado pelo presidente da Câmara, Diogo Mateus (PSD), a situação de alerta municipal permite recorrer aos meios disponíveis e previstos no Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Pombal.

O documento refere que a decisão teve por base não só o aumento de casos confirmados por SARS-CoV-2 na última semana no concelho, mas também pela “aproximação do período de gripe sazonal e o consequente aumento do risco associado à conjugação com a situação de emergência em saúde pública”.

PUBLICIDADE

O Município alerta ainda para Pombal ser um “território dinâmico”, o que poderá ter “maior probabilidade de taxas de infeção de SARS-CoV-2.

O despacho coloca em prontidão equipamentos de âmbito municipal para eventual necessidade de alojamento de pessoas em isolamento profilático ou em situação de infeção confirmada, que não obrigue a internamento hospitalar.

É ainda exigido o “cumprimento integral das medidas excecionais e temporárias de resposta” à pandemia no âmbito da declaração de situação de calamidade determinada pelo Conselho de Ministros de 02 de novembro.

Serão reforçados os apoios sociais às famílias e população mais vulnerável e será lançada a campanha de incentivos ao consumo, em segurança, no comércio local.

Está previsto manter interdito o acesso ao público a todos os parques infantis, acrescenta, indicando que haverá o controlo da utilização dos transportes públicos e o reforço das ações de fiscalização pelas forças de segurança.

A desinfeção e higienização dos edifícios escolares, espaços públicos de maior afluência e viaturas dos Transportes Urbanos de Pombal (Pombus) serão também reforçadas.

As reuniões dos órgãos autárquicos municipais serão suspensas, sendo realizados encontros por videoconferência.

O despacho admite a realização de medições de temperatura corporal no controlo e acesso a locais de trabalho, a serviços ou instituições públicas, bem como a estabelecimentos de ensino, espaços comerciais, culturais ou desportivos, meios de transporte, estruturas residenciais e estabelecimentos de saúde.

Também poderão ser realizados testes de diagnóstico ao SARS-CoV-2.

Deve privilegiar-se o atendimento ao público por via eletrónica ou por agendamento.

O concelho de Pombal contabiliza, 301 infetados, desde o início da pandemia, em março, dos quais 181 já recuperaram e 15 morreram, refere o boletim da Comissão Distrital de Proteção Civil, divulgado às 01:00 de hoje.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 19 novos casos e um morto. Há 105 casos ativos no concelho de Pombal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE