Região

Pombal: Concluída a reorganização da rede escolar na área do Agrupamento de Escolas de Guia

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 27-08-2021

Com a abertura do novo Centro Escolar de Guia, no próximo ano letivo, fica concluída a reorganização da rede escolar na área de abrangência do Agrupamento de Escolas de Guia, na zona oeste do concelho de Pombal. O novo estabelecimento de ensino, inaugurado na tarde desta quinta-feira, 26 de agosto, representa um investimento municipal de quase dois milhões de euros, e acolherá 30 crianças do Pré-escolar e 88 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico.

PUBLICIDADE

“A edificação e apetrechamento deste estabelecimento constitui uma ampliação da oferta educativa da região em termos de espaço e qualidade de resposta”, afirmou o diretor do Agrupamento de Escolas, António Pires, que aproveitou o momento para agradecer ao município pela “ousadia, visão, investimento e confiança” ao concretizar aquele investimento.

O docente destacou a “localização privilegiada, a arquitetura funcional, o conforto e o design original” da nova escola que, no seu entender, pelo facto de estar contíguo à Escola C+S “irá permitir a todos um maior usufruto de todas as valências e uma articulação entre os vários tipos de ensino, com benefício para os mais ciclos de escolaridade”.

PUBLICIDADE

publicidade

Também o presidente da União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca, Gonçalo Ramos, revelou a sua satisfação por ver concluída “uma obra reclamada há vários mandatos” e que surge “no seguimento do crescimento que a freguesia tem registado”.

Na sua intervenção, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pombal, considerou que aquela obra “espelha de forma clara a proatividade que o município tem procurado ter na resposta às diversas necessidades do território”, sublinhando que a autarquia “está a concluir a sua rede de centros escolares, prevista na carta educativa”, sem depender de fundos comunitários, assumindo integralmente os custos através do orçamento municipal.

PUBLICIDADE

Pedro Murtinho referiu-se não só ao novo Centro Escolar de Guia, mas também ao de Vila Cã, que se encontra em fase de conclusão, e ao de Pelariga, em construção, num investimento global a rondar os cinco milhões de euros.

O Vice-Presidente destacou, igualmente, o projeto em execução para a requalificação da Escola Conde Castelo Melhor, ao qual se juntam os projetos de beneficiação da Escola Gualdim Pais e Escola Marquês de Pombal, na Cidade de Pombal.

Antes, o representante da Delegada Regional de Educação do Centro, Rigoberto Correia, sublinhou “o trabalho excelente” que a Câmara de Pombal “tem vindo a desenvolver por todo o concelho na área da Educação”, sobretudo no “esforço enorme em renovar o parque escolar concelhio”.

Edificado em terrenos confinantes com a Escola Básica e Secundária de Guia (sede do Agrupamento de Escolas), junto à EN109, o novo Centro Escolar visou, essencialmente, colmatar as necessidades de instalações educativas daquele território, cujas atuais instalações da Escola Básica e de Jardim de Infância se revelam insuficientes e desadequadas para receber todas as crianças da freguesia.

O estabelecimento de é composto por quatro salas de ensino básico e duas salas destinadas ao pré-escolar, e inclui outros espaços como salas de atividades, biblioteca/ informática, refeitório, gabinetes para professores e educadores, gabinete de atendimento, para além de recreios, zonas de jogos e campo polidesportivo.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE