Politécnico

Politécnico de Coimbra tem novos Professores Coordenadores Principais

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 21-02-2024

O Politécnico de Coimbra tem seis novos Professores Coordenadores Principais. A cerimónia de assinatura de contrato realizou-se no passado dia 16 de fevereiro, na Casa do Bispo em Coimbra.

PUBLICIDADE

Assinaram contrato os novos Professores Coordenadores Principais Aida Maria Gonçalves Moreira da Silva, Joaquim Manuel Sande da Silva, José Manuel Monteiro Gonçalves e Orlando Marcelino Almeida Simões da Escola Superior Agrária (ESAC-IPC) e Nuno Miguel Fonseca Ferreira e José António Matias Lopes do Instituto Superior de Engenharia (ISEC-IPC).

Para o presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, esta cerimónia é o corolário de um processo cumprido na sua plenitude. Com o contrato dos seis novos docentes, é atingido o total de 20 Professores Coordenadores Principais, patamar só possível para os doutorados que tenham realizado provas de agregação. Com os professores que chegaram a esta categoria e os que, entretanto, tomaram posse na categoria de coordenador, cumpre-se assim o rácio de 40% dos docentes nas categorias superiores, aproximando-se o IPC dos 50% previstos na lei.

PUBLICIDADE

“É um caminho de esforço financeiro que temos de fazer, mas apostar nas pessoas faz parte do ADN do Politécnico de Coimbra, que continua a premiar o mérito”, afirmou Jorge Conde, acrescentando que hoje o IPC tem um quadro docente “onde compensámos o esforço individual de cada um, que se reflete na melhoria coletiva da instituição”.

O responsável aproveitou a cerimónia para anunciar aos presentes que o IPC apresentou uma segunda proposta de doutoramento, este na área do “empreendedorismo e desenvolvimento local”. Também no capítulo do desenvolvimento do IPC, foram submetidos à avaliação da Fundação da Ciência e Tecnologia (FCT) oito centros de investigação. “O caminho para o estatuto pleno de Universidade faz-se desta forma, ou seja, com mais investigação e com o aumento dos ciclos de estudo de Doutoramento”, concluiu.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE