Politécnico

Politécnico de Coimbra remodela 6 residências e constrói mais duas 

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 21-09-2023

O Politécnico de Coimbra vai remodelar as suas seis residências, prevendo ainda iniciar, até ao final do ano, a construção de outras duas, com um total de 500 camas, avançou hoje o presidente deste estabelecimento de ensino superior.

PUBLICIDADE

“O Politécnico está a aproveitar, na máxima força possível, o PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] e, portanto, neste momento estamos a iniciar a remodelação de todas as nossas residências, num investimento que ultrapassa os 3,5 milhões de euros”, referiu Jorge Conde.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) disse que vão ser melhoradas as acessibilidades e a eficiência energética dos edifícios das seis residências, que têm um total de 350 camas.

PUBLICIDADE

“Depois contamos, até ao final do ano, iniciar a construção de uma residência de 400 camas em Coimbra e de uma residência de 100 camas em Oliveira do Hospital”, adiantou.

No dia em que o IPC assinala o início do ano letivo 2023/2024, com um convívio dirigido a toda a comunidade estudantil, Jorge Conde revelou que a nova residência, a nascer na cidade de Coimbra, ficará localizada ao lado das atuais, no Campus da Escola Agrária.

PUBLICIDADE

publicidade

“Vamos construir um bloco de quatro edifícios, onde vão nascer 400 camas”, especificou.

Segundo o presidente do IPC, a construção desta nova residência faz parte de uma empreitada que contempla ainda a construção, no mesmo espaço, de uma escola de cursos técnicos superiores profissionais com capacidade para mil alunos, num investimento global de 17 milhões de euros (ME).

A construção do bloco de quatro edifícios para residências será feita “for fases”, sendo as camas de cada edifício disponibilizadas à medida que as obras se vão concluindo.

“O objetivo é que, pelo menos, o primeiro edifício esteja pronto a tempo do ano letivo 2025/2026”.

Já a residência prevista para Oliveira do Hospital, cidade do distrito de Coimbra que acolhe a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Coimbra, irá nascer no antigo Hotel São Paulo.

“Serão 98 camas, num valor total de 4,2 milhões de euros: um milhão de euros para a aquisição do hotel e 3,2 ME para a remodelação. A nossa perspetiva é que a remodelação do hotel demorará no máximo ano e meio, ou seja, estará pronta para o início do ano letivo 2025/2026”, indicou.

O IPC registou este ano letivo de 2023/2024 a entrada de cerca de dois mil novos alunos, num total de aproximadamente 11 mil estudantes, que frequentam as mais de 60 licenciaturas e 30 mestrados.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE