Coimbra

Politécnico de Coimbra promove reflexão sobre “Ensino Superior, Empregabilidade e Cidadania” em simpósio internacional

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 23-10-2019

A 9.ª edição do SATHE, que decorreu hoje, 23 de outubro e esgotou o auditório da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), teve como tema o “Ensino Superior, Empregabilidade e Cidadania”.

PUBLICIDADE

De acordo com Susana Gonçalves, organizadora do SATHE, a edição deste ano promoveu a discussão do tipo de filosofia educativa e valores educativos e sociais que constituem a base das funções dos docentes de ensino superior.

A responsável pelo CINEP salientou, na sessão de abertura do evento, que “a par com a internacionalização, financiamentos e novos públicos, uma das questões mais importantes da atualidade é o foco da missão das instituições de ensino superior e a sua orientação para a vertente económica e respetiva preparação dos estudantes para o mundo do trabalho ou, por outro lado, para a melhoria da sociedade, do futuro e, consequentemente, das gerações futuras”.

PUBLICIDADE

publicidade

Jorge Conde, Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, acrescenta a importância da inteligência artificial no futuro e considera fundamental a inovação pedagógica para que o IPC continue a ser procurado pelos estudantes, referindo que “é necessário evoluir e adaptar a forma de ensino e as condições de aprendizagem às exigências do novo mundo digital”.

Da parte da manhã, esta iniciativa contou, ainda, com uma conferência plenária proferida por Allan Goody, Presidente do Consórcio Internacional para o Desenvolvimento Educacional.

PUBLICIDADE

O professor abordou, numa perspetiva filosófica, os grandes desafios que se colocam às instituições de ensino superior, em particular a igualdade no ensino e justiça social e ressalvou que “para discutir o rumo da educação no ensino superior é fundamental ter uma menta aberta às questões do mundo atual”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE