Educação

Politécnico de Coimbra promove debate sobre assédio e discriminação no ensino superior 

Notícias de Coimbra | 8 minutos atrás em 12-11-2025

O Politécnico de Coimbra (IPC) promove no próximo dia 12 de novembro, no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), a segunda edição do encontro “Igualdade de Género e Não Discriminação: refletir, prevenir e agir”, um debate que pretende lançar luz sobre as várias formas de assédio e discriminação ainda presentes nas instituições de ensino superior.

Organizada pela Comissão para a Igualdade de Género e Não Discriminação (CIGND) do IPC, a iniciativa junta especialistas, investigadores e profissionais de diferentes áreas para discutir estratégias de prevenção e resposta institucional a casos de abuso, discriminação e violência, com particular enfoque no contexto académico.

A sessão de abertura contará com as intervenções de Cândida Malça, presidente do Politécnico de Coimbra, Mário Velindro, presidente do ISEC, e Sandra Cruz, da CIGND.

PUBLICIDADE

O programa inclui a conferência “Abuso, Assédio Sexual e Discriminação: algumas reflexões a partir de um estudo sobre a Academia Portuguesa”, apresentada às 15h00 por Júlia Garraio, investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC), e moderada por Joana Fernandes, provedora do estudante do IPC.

Segue-se o painel “Abuso, Assédio e Discriminação: contextos, vulnerabilidades e estratégias”, com Teresa Espassandim (ULS Coimbra), Ferdinando Freitas (EUVG), Natália Cardoso (APAV), Marcos Silva (CES/UC), Filomena Teixeira (ESEC) e Jorge Simão (GAE/ESAC), sob moderação de Carla Patrão, docente da ESE.

O encontro encerra às 18h00, com intervenções de Sónia Costa, pró-presidente do IPC, e Cristina Agreira, membro da CIGND.

Com esta edição, o Politécnico de Coimbra reforça o compromisso com a igualdade de género, a inclusão e o combate a todas as formas de discriminação, dando continuidade ao trabalho da CIGND na promoção de um ambiente académico mais justo, equitativo e seguro para toda a comunidade.

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia. O programa completo segue em anexo.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE