Coimbra

Politécnico de Coimbra promove atividades de proteção da natureza junto de estudantes internacionais

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 17-10-2018

 
Sob os lemas #SaveTheNature e #LousãForeverGreen, as Relações Internacionais do Politécnico de Coimbra (IPC) estão a organizar uma atividade para os estudantes Erasmus e Internacionais, na serra da Lousã, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância da preservação ambiental.

PUBLICIDADE


Esta atividade pretende, segundo as Prós-presidentes do IPC que coordenam o evento, Ana Ferreira e Maria João Cardoso, “integrar os estudantes internacionais, revelando-lhes um pouco de Portugal, numa ação de responsabilidade ambiental e contacto com a natureza, para que adquiram uma atitude cívica mais responsável e interveniente”.

A iniciativa serve ainda para promover e dinamizar diversas atividades de educação ambiental e proteção dos recursos naturais, com destaque para a floresta, biodiversidade, água e redução de resíduos. Maria João Cardoso destaca que esta ação se “inscreve no compromisso do IPC em contribuir para o esforço global preconizado na Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, nomeadamente para o objetivo 15º que consiste na proteção da vida terrestre”.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo Ana Ferreira, o programa consiste, de manhã, num percurso pedonal da Lousã até à aldeia de Xisto, Talasnal, durante o qual se vai proceder à identificação da biodiversidade encontrada e simultaneamente à atividade de plogging, que é a recolha de resíduos enquanto se pratica desporto.

PUBLICIDADE

Durante a tarde, o programa conta com uma atividade de controlo de espécies invasoras e os estudantes vão fazer reflorestação da Mata do Sobral, em Serpins, uma freguesia extremamente afetada com os incêndios de 2017.

No início da atividade, vão ser distribuídas garrafas de água reutilizáveis, fruto da parceria do IPC com a empresa Águas de Coimbra, para incentivar a que se beba água da torneira e contribuir para a redução de plástico. Esta iniciativa conta com a colaboração da Câmara Municipal da Lousã e das Águas de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE