Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Politécnico de Coimbra integra projeto para criar roteiro europeu da investigação e inovação em proteção radiológica

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 29-10-2020

O Politécnico de Coimbra (IPC), através da Escola Superior de Tecnologia da Saúde(ESTeSC), integra um projeto europeu na área da investigação e inovação em proteçãoradiológica. O “EURAMED rocc-n-roll” visa propor uma abordagem europeia integradae coordenada para a investigação e inovação na utilização de radiação para fins médicos,com base num amplo consenso das várias partes interessadas e atividades existentes nestecampo. 

PUBLICIDADE

O projeto decorre durante três anos e engloba 29 parceiros – entre instituições deensino superior, centros de investigação e unidades hospitalares – contando com umfinanciamento de cerca de dois milhões de euros do Programa Horizonte 2020. 

PUBLICIDADE

publicidade

O EURAMED rocc-n-roll irá produzir um manual de pesquisa estratégico para o uso daradiação para fins médicos e o roteiro correspondente, bem como um documento deinterligação, integrando as visões e identificando sinergias das áreas de proteçãoradiológica, pesquisa em saúde e digitalização, com impactos na orientação à ComissãoEuropeia e às partes interessadas sobre pesquisas futuras, incluindo as necessidadespotenciais de centros de excelência nesta área. Isto será acompanhado por programas deeducação e treino para profissionais de saúde e cientistas para aumentar a capacidade depesquisa na área. 

O Politécnico de Coimbra lidera o grupo de trabalho 7, que irá desenvolver o quadrometodológico e o documento de orientação sobre como organizar, implementar edisseminar educação e treino para profissionais de saúde e investigadores nesta área, emcontexto real de trabalho, como estratégia para estabelecer uma cultura global de segurança harmonizada e sustentável.

PUBLICIDADE

 Além disso, o grupo irá descrever a educação etreino para pesquisa clínica e realizar eventos exemplificativos de treino para testar ametodologia proposta. O IPC irá participar ainda nos grupos de trabalho 5 e 6 referentesà ligação à indústria e à elaboração do documento final que será enviado à ComissãoEuropeia. Segundo Graciano Paulo, docente da ESTeSC que coordena o grupo de trabalho, aaprovação do projeto EURAMED rocc-n-roll e a sua concretização é de grandeimportância para esta área médica, dado que “é a primeira vez que é concedido ofinanciamento para o lançamento de um roteiro para a utilização da radiação para finsmédicos”, que vai definir o futuro da investigação neste âmbito.

Depois de uma primeirafase em que a área médica foi sendo esquecida, a Comissão Europeia “reconhece aimportância da investigação sobre a utilização da radiação para fins médicos para asalvaguarda da saúde pública”, explica. 

São ainda investigadores neste projeto osdocentes da ESTeSC Joana Santos, Francisco Alves e João Paulo Figueiredo.  

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com