Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Politécnico

Politécnico de Coimbra integra a nova universidade europeia UNIgreen  

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 28-07-2022

O Politécnico de Coimbra integra a nova universidade sob a designação “The Green  European University – UNIgreen”, agora aprovada pela Comissão Europeia no quadro da  mais recente abertura de candidaturas à Iniciativa Universidades Europeias, no âmbito  do programa Erasmus+. Os resultados foram conhecidos ontem, dia 27 de julho, e o  sucesso alcançado traduz um trabalho de preparação intenso iniciado em 2020. A  implementação do projeto vai arrancar em janeiro de 2023 e, nesta primeira fase,  decorrerá ao longo de 48 meses com um financiamento europeu de seis milhões e  oitocentos mil euros.  

PUBLICIDADE

“The Green European University” pretende ser a principal universidade europeia na área  da Agricultura Sustentável, Biotecnologia e Ciências do Ambiente e da Vida, onde os  estudantes e a comunidade académica vão desenvolver valores, atitudes, conhecimento e  competências para se tornarem agentes ativos na transição para uma economia neutra em  termos climáticos e, ao mesmo tempo, eficiente na utilização de recursos. A UNIgreen  assenta na construção de um ecossistema que ligará a educação, a inovação, e a  investigação à sociedade e ao território para promover o desenvolvimento sustentável. 

A candidatura foi apresentada por um consórcio de instituições de ensino superior de  quatro sub-regiões da Europa que inclui, para além do Politécnico de Coimbra, a  Universidade de Almería, Espanha, coordenadora do projeto, a Universidade de Módena  e Reggio Emília, em Itália, a Universidade de Agricultura de Plovdiv, da Bulgária, a  Universidade de Agricultura da Islândia, a Haute-École de Liége, na Bélgica, a  Universidade de Ciências da Vida de Varsóvia, Polónia, e o Instituto de Biotecnologia  (Sup’Biotech) de Paris em França. 

Para Jorge Conde, presidente do Politécnico de Coimbra, este é “um passo decisivo na  história do Politécnico de Coimbra”. “A integração numa Universidade Europeia é o  reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido e que, tendo um forte cariz regional,  não deixa de ser internacional”, afirma o responsável, acrescentando que esta é também  uma oportunidade “para podermos abraçar projetos de maior envergadura, no contexto  europeu, nomeadamente facilitando a capacidade de diálogo entre os parceiros”. Para  Jorge Conde, esta é “uma porta maior” para a investigação, para a realização de ciclos de  estudo em conjunto, nomeadamente doutoramentos. O facto de ser uma universidade  europeia ligada à economia verde, à sustentabilidade e às alterações climáticas é um  motivo maior de satisfação, pois “poderemos deixar a nossa marca num futuro melhor”.  Por último, a grande ligação dos parceiros do IPC ao universo das universidades de  ciências aplicadas é “mais um facto para nos garantir que o nosso desejo de sermos uma  universidade politécnica faz cada vez mais sentido”, garante.  

O relatório de avaliação da Comissão Europeia à candidatura, que obteve 89 valores, e  que avalia critérios de relevância, qualidade do design e implementação do projeto e dos  acordos de parceria e cooperação e o impacto do projeto, destaca a “ambição” da proposta  e a visão de longo prazo com elevado potencial para “transformar e promover o  desenvolvimento da cooperação na área da economia verde na Europa, com especial foco  nas temáticas da agricultura sustentável, biotecnologia verde e ciências do ambiente e da  vida.” Os peritos da Comissão Europeia salientam ainda o importante contributo da  UNIgreen para a construção da Área Europeia de Educação através da criação de  sinergias efetivas entre a Investigação Europeia e os objetivos de desenvolvimento  sustentável.  

Maria João Cardoso, pró-presidente do IPC para as Relações Internacionais, afirma que  este é um “enorme passo na internacionalização e um projeto crucial para o futuro do  Politécnico de Coimbra” e explica que, ao longo dos próximos anos no quadro da  UNIgreen vão ser erguidas uma série de estruturas comuns e desenvolvidas atividades  conjuntas com grande impacto na instituição e fora dela. “A estratégia conjunta desta  nova Universidade Europeia foca-se na excelência e para a promover iremos  implementar, entre outros e apenas para referir alguns exemplos, um Campus Virtual, um  Centro de Investigação Conjunta, uma Escola Internacional de Doutoramentos e um  Centro Internacional Comum”, refere a responsável.  

PUBLICIDADE

O Politécnico de Coimbra ficará responsável pela coordenação da mobilidade da  UNIgreen, que será inovadora e representa uma área central na iniciativa das  universidades europeias. O IPC terá ainda um papel importante na cocoordenação de  outras áreas, como sejam a inclusão e multiculturalidade e ainda a comunicação e  disseminação.  

Segundo Maria João Cardoso, este é “um dia feliz” para a internacionalização do  Politécnico de Coimbra porque “erguemos sonhos para o futuro”. “Passámos a primeira  fase deste importante objetivo a que nos propusemos com a consciência de que temos  pela frente um enorme trabalho que, com toda a certeza, será desafiante e muito intenso”,  afirma.  

A Green European University constituirá uma ampla rede de oportunidades para os  docentes, designadamente ao nível da investigação e da participação em projetos  interdisciplinares e internacionais, bem como ao nível de mobilidade para ensino e  formação que abrangerá também os trabalhadores não docentes. Os estudantes, por sua  vez, terão a oportunidade de frequentar cursos desenvolvidos em conjunto pelas  instituições de ensino envolvidas através de um futuro campus virtual que permitirá  ensino virtual ou misto, e beneficiarão de condições específicas para estudar no exterior,  enriquecer os seus conhecimentos linguísticos e aumentar a sua taxa de empregabilidade  no final do curso. O ambiente profissional irá ainda beneficiar destas parcerias com  realização de estágios e colaborações em áreas e de natureza diversa. 

Este é um projeto internacional com previsível e relevante impacto no território, e que o  Politécnico de Coimbra irá implementar em estreita ligação com os seus parceiros e a  comunidade envolvente.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com