Conecte-se connosco

Politécnico

Politécnico de Coimbra formaliza adesão à Aliança Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Publicado

em

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) vai formalizar a adesão à Aliança Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Portugal – um framework de 17 objetivos de desenvolvimento económico sustentável, aceite por 193 nações a nível mundial –, subscrevendo o compromisso de trabalhar para a realização das metas, aprovadas pela Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2015.

Esta adesão teve lugar em 2021 mas será agora formalizada no âmbito do 7.º aniversário da criação da ODS Portugal, assinalado com uma Conferência comemorativa, promovida pela APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial e pela UN Global Compact Network Portugala realizar no próximo dia 24 de janeiro, na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, entre as 10h00 e as 17h00.

Para Ana Ferreira, vice-presidente do IPC, a decisão de aderir à Aliança ODS “reforça o caminho que o Politécnico de Coimbra tem vindo a traçar em prol de uma comunidade e uma sociedade mais sustentáveis, posicionando-se como parte interessada e parceira ao nível da promoção, concretização e partilha de boas práticas para o desenvolvimento sustentável”. Acrescenta ainda que “esta Aliança reflete a aposta do Politécnico de Coimbra na sensibilização da comunidade para a importância de temas como a prosperidade, o bem-estar de todos, a proteção e sustentabilidade ambientais, combate às alterações climáticas, através do trabalho em rede com os Governos, Instituições, Empresas e cidadãos de todo o mundo”.

O evento, com realização anual desde 2017, tem como objetivo debater os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, numa perspetiva de concretização da Agenda 2030 da ONU, envolvendo as organizações portuguesas como força indutora da sua realização.

A iniciativa, que contará com vários painéis temáticos, terá a intervenção de Membros e de Embaixadores, culminando numa Cerimónia Protocolar, onde serão conhecidos os novos membros e nomeados os novos Embaixadores Aliança ODS Portugal.

Numa estratégia de promoção da mudança pelo exemplo, o IPC tem implementado diversas ações suportadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, com destaque para o projeto “Politécnico de Coimbra +Sustentável”, que implicou a entrega de garrafas de vidro a todos os trabalhadores e, anualmente, aos novos alunos que ingressam na Instituição, bem como a disponibilização de ecopontos e dispensadores de água da rede nos diversos edifícios. Foram também tomadas medidas em termos de prevenção do desperdício alimentar nas cantinas e cafetarias e foi integrado o projeto Centro Green Deal, através do qual se tem desenvolvido a economia circular com a inclusão de critérios circulares em alguns dos procedimentos de aquisição da Instituição.

Mais recentemente, o IPC renovou o Galardão Eco-Escolas pelo quarto ano consecutivo, e conquistou o primeiro galardão ECoCampus, ambas as distinções em todas as Unidades Orgânicas de Ensino, como resultado do trabalho desenvolvido para um planeta mais verde e um estilo de vida mais ativo e saudável.

Dentro do universo de Escolas Superiores do IPC, a Coimbra Business School | ISCAC já faz parte da Aliança ODS desde janeiro de 2020 e, desde 2017, tem duas docentes nomeadas embaixadoras: Rosa Nunes e Fátima Conde.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com