Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Politécnico

Politécnico de Coimbra entrega 85 bicicletas à comunidade académica

Notícias de Coimbra | 12 meses atrás em 28-03-2023

Alunos, professores e funcionários do Politécnico de Coimbra vão passar a usufruir de 85 bicicletas, convencionais e elétricas, cuja distribuição arrancou hoje e irá prolongar-se pelos próximos dias, revelou a instituição de ensino superior conimbricense.

PUBLICIDADE

“Esperamos com este projeto promover estilos de vida saudáveis e quero acreditar que vai ser um projeto relevante. Esperamos ver pelas ruas da cidade as bicicletas a dizer: Politécnico de Coimbra, juntos erguemos sonhos”, destacou o presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde.

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) entregou hoje as primeiras de 85 bicicletas para uso da comunidade académica, sendo 35 delas elétricas e as restantes 50 convencionais.

Com um investimento total que rondou os 60 mil euros, as BAIP – Bicicleta Académica do Instituto Politécnico – foram financiadas em 42 mil euros pelo Fundo Ambiental.

A entrega simbólica, que decorreu esta tarde, contemplou Cristina Paula, funcionária de 55 anos, que vai passar a ir todos os dias para o Politécnico de Coimbra de bicicleta elétrica.

“Moro em Fala [São Martinho do Bispo] e vou passar a ir de bicicleta para o trabalho. São 12 a 14 quilómetros por dia que passarei a fazer de bicicleta, deixando o carro em casa”, explicou a não docente, que trabalha no Politécnico há 34 anos.

PUBLICIDADE

Ao estudante Rafael Félix, de 21 anos, foi entregue uma bicicleta convencional, para se deslocar para a Escola Agrária, onde frequenta o 1.º ano do curso de Defesa da Floresta.

“Sempre que posso ando de bicicleta. Faço-o por razões económicas e ambientais”, garantiu o aluno, natural de Tábua.

Já Ricardo Ramos foi um dos docentes contemplados com uma bicicleta elétrica, com a qual se comprometeu a fazer cerca de 50 quilómetros mensais.

Para além da atribuição de bicicletas à comunidade académica, num processo regulamentado de candidaturas, o Politécnico de Coimbra instalou ainda infraestruturas de apoio para o seu estacionamento.

Estas infraestruturas foram instaladas “em cada uma das Escolas e Institutos, estando prevista para breve a instalação também nos Serviços Centrais, no Ginásio do Politécnico de Coimbra e nas Residências dos Estudantes”.

O projeto “IPC a pedalar” surgiu com o intuito de “promover estilos de vida ativos e saudáveis e implementar comportamentos mais amigos do ambiente entre a comunidade IPC”, em prol de “uma melhor qualidade de vida e saúde ambiental”.

Com isto, o IPC pretende promover “a mobilidade suave, com enfoque na bicicleta, contribuindo para a redução de emissões de dióxido de carbono para a atmosfera”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com