Politécnico

Politécnico de Coimbra divulga projeto que apoia a transição verde nas Instituições de Educação e Formação

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 19-10-2023

O Politécnico de Coimbra realizou ontem, 18 de outubro, o evento “U-Green: o papel da Educação por um Futuro mais Verde”, no Anfiteatro Esmeralda Pereira Coelho do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Politécnico de Coimbra (ISCAC-IPC).

PUBLICIDADE

Pretendeu-se divulgar o projeto U-Green, uma parceria de cooperação universitária para a promoção da transição verde e de práticas sustentáveis na área da educação e formação, que envolve o Politécnico de Coimbra e mais oito parceiros da União Europeia – Espanha, Bélgica, Bulgária, Polónia, Itália, Islândia e França, no quadro do novo programa Erasmus+. O projeto visa promover as competências verdes entre uma nova geração de cidadãos europeus e baseia-se na ideia de que as Instituições de Educação e Formação podem ser os principais catalisadores da mudança de mentalidades e comportamentos necessários à transição para uma economia circular, digital e neutra em termos climáticos.

Segundo Ana Ferreira, vice-presidente do IPC responsável pela área da saúde ocupacional e ambiental, a área da sustentabilidade “diz respeito a todos, para que possam fazer a diferença. Se cada um melhorar algo todos os dias, faz sentido o trabalho que nós fazemos. Se há alguns anos não se ouvia falar muito em sustentabilidade e em saúde ambiental, agora é um orgulho imenso ver o interesse que as instituições demonstram nestas matérias e como já estão a trabalhar com um olhar diferente”, expressou, alertando ainda para as potencialidades que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) representa: “Se quisermos fazer a transição verde, o PRR claramente deve ser aproveitado para as instituições melhorarem as suas condições ambientais”, afirmou.

PUBLICIDADE

No decorrer do evento foram apresentadas as diretrizes U-Green para Instituições de Educação e Formação, descrevendo os padrões, práticas e abordagens adotadas para apoiar a transição verde nas Instituições de Educação e Formação em três áreas principais (Infraestruturas e Recursos; Gestão Administrativa, Ensino e Aprendizagem; e Envolvimento e Sensibilização da Comunidade), correspondendo ao resultado 1 do projeto. Foram também apresentados o Selo U-Green e o seu manual com abordagem dos princípios, metodologia, critérios e níveis de progressão e processo aplicável às áreas abordadas pelo U-Green relativos ao resultado 2 do projeto.

Houve ainda a oportunidade de se fazer um enquadramento do Projeto U-Green na Universidade Europeia UNIGreen, do qual o Politécnico de Coimbra faz parte. Maria João Cardoso, pró-presidente do IPC e responsável pela área das Relações Internacionais, explicou que este projeto surgiu no contexto de um processo de transformação institucional em curso, que foi a criação e implementação da universidade europeia UNIgreen. A UNIgreen é uma aliança transnacional de oito Instituições de Ensino Superior europeias, do qual o Politécnico de Coimbra faz parte, que pretende ser a referência das universidades europeias na área do ambiente e da sustentabilidade. “Trata-se de um projeto de topo porque é através dele que vamos construir as universidades do futuro”, garantiu, realçando existir “um mundo de oportunidades” em aberto para as instituições usufruírem.

PUBLICIDADE

publicidade

O evento foi aberto a entidades externas, bem como à comunidade académica do Politécnico de Coimbra e pretendeu ajudar a aumentar a consciencialização e incentivar o debate sobre o tema da transição ecológica das Instituições de Educação e Formação e gerar sinergias entre os atores relevantes. No período de debate foram lançados alguns contributos e oportunidades de melhoria com vista a fortalecer o Projeto U-Green, bem como algumas ideias de projetos e linhas de investigação que poderão vir a ser acolhidos no âmbito da Universidade Europeia UNIgreen.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE