Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Politécnico

Politécnico de Coimbra debate ambiente de trabalho seguro e saudável

Notícias de Coimbra | 11 meses atrás em 02-05-2023

“Ambiente de trabalho seguro e saudável como direito fundamental” foi o tema do webinar promovido pelo Politécnico de Coimbra (IPC) no passado dia 28 de abril, que decorreu no âmbito da comemoração do Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho.

PUBLICIDADE

Para Ana Ferreira, vice-presidente do IPC e Coordenadora do Serviço de Saúde Ocupacional e Ambiental do Politécnico de Coimbra, que moderou o debate, assinalar esta data é extramente importante, porque é preciso “que os cidadãos sejam informados e sensibilizados para a importância da segurança e da saúde no local de trabalho”, fomentando assim uma cultura de prevenção, com o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho e as doenças profissionais.

A sessão de abertura do webinar contou com a intervenção do presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, que referiu o caminho feito no IPC para “garantir uma instituição segura e saudável”, e que cada posto de trabalho “seja seguro, prevenindo e evitando os acidentes de trabalho”. O responsável chamou a atenção para uma crescente preocupação com a questão da saúde mental: “Esperamos ser capazes de criar ambientes de trabalho felizes, para além de seguros e saudáveis, de forma que cada um possa vir para o local de trabalho com agrado”.

Seguiram-se os painéis de debate sobre os ambientes de trabalho seguros e saudáveis, a relação entre o trabalho e a saúde mental, a igualdade no trabalho e no emprego e os desafios colocados nesta área na era do digital. Albertina Jordão, gestora de Programas da Organização Internacional do Trabalho (Lisboa), Raquel Varela, professora auxiliar com Agregação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, António Garcia Pereira, professor associado aposentado e advogado especialista em Direito do Trabalho e Emília Telo, coordenadora do Ponto Focal Nacional da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, foram os oradores convidados.

Ana Ferreira agradeceu o contributo dos oradores nesta iniciativa, que “partilharam os seus conhecimentos e experiências com entusiasmo e elevada responsabilidade”.

A iniciativa decorreu em formato 100% online, através da plataforma Zoom.

PUBLICIDADE

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com