Politécnico

Politécnico de Coimbra dá formação a estudantes alojados nas Residências para atuar em caso de incêndio

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 03-12-2021

Com a finalidade de promover a eficiência de atuação em caso de emergência nas Residências dos Serviços de Ação Social (SAS) do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), realizou-se uma ação de sensibilização dirigida aos alunos que representam o papel de Delegados em cada uma das alas das referidas residências. O objetivo foi dotá-los de conhecimentos que os tornem aptos a agir em situações de incêndio, nomeadamente em caso de necessidade de manuseamento de extintores.

PUBLICIDADE

A iniciativa foi promovida pelo Serviço de Saúde Ocupacional e Ambiental do IPC, em conjunto os Bombeiros Sapadores de Coimbra.

A ação teve uma vertente teórica, onde foram abordadas informações relevantes para todos os cidadãos que tenham, alguma vez, que lidar com extintores, como: tipos de extintores, classes, validade, localização (em altura, distância do chão, posicionamento nos corredores, posição do manómetro, altura da placa sinalizadora, entre outras) e, até mesmo, os momentos em que podem ser utilizados. Os comportamentos mais adequados a adotar em situação de incêndio foram também destacados pelos formadores, destacando-se: não ligar interruptores nem isqueiros na presença de cheiro a gás ou fumo, caminhar rente ao chão, avaliar a temperatura das portas com as costas da mão para prevenir eletrocussão, dar o alarme antes de tomar qualquer iniciativa de combate ao incêndio, usar o extintor “de baixo para cima”, nunca virar as costas ao foco de incêndio e manter a vigilância, mesmo quando, aparentemente, já está extinto.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE