Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Politécnico

Politécnico de Coimbra associa-se a Semana da Empatia 

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 19-02-2022

Os Serviços de Ação Social do Politécnico de Coimbra (SASIPC) vão dinamizar um  conjunto de atividades para promover a vivência consciente da empatia junto de toda a  comunidade escolar. A instituição associa-se, assim, ao movimento Semana Ubuntu da  Empatia, que decorre entre 21 e 25 de fevereiro, que tem como objetivo desenvolver a  competência fundamental da empatia.  

PUBLICIDADE

Em Portugal, a Semana é dinamizada pelo Instituto Padre António Vieira, através do seu  projeto da Academia de Líderes Ubuntu, em parceria com a revista Forum Estudante. A  iniciativa está alinhada com o movimento internacional “Empathy Week”. Durante cinco  dias, a comunidade Ubuntu vai realizar atividades e dinâmicas que vão promover uma  verdadeira “revolução de empatia”. O objetivo central destas atividades, inseridas na  Semana Ubuntu da Empatia e que se realizam em escolas de todo o país, será pensar e  sentir a partir do ponto de vista do outro. Serão os parceiros das Academia de Líderes  Ubuntu a dar forma a esta iniciativa, dinamizando uma ou mais atividades, no seu  contexto de intervenção, a partir da inspiração Ubuntu. 

Os SASIPC, enquanto parceiro da Academia de Líderes Ubuntu, vão realizar várias  atividades nas cantinas e cafetarias, residências e nas suas redes sociais, dirigidas a  estudantes, docentes e trabalhadores não docentes, que pretendem estimular a ligação  empática dentro desta comunidade. Segundo João Lobato, administrador dos SASIPC,  estas atividades “contribuem para o desenvolvimento e enriquecimento de competências  sociais e socio-emocionais dos nossos estudantes, assim como para a estimulação de um  ambiente de trabalho mais humanizado para quem todos os dias trabalha nos SASIPC a  servir o próximo”. 

PUBLICIDADE

publicidade

Desde 2019, os SASIPC têm promovido diversas atividades formativas dirigidas a toda a  comunidade estudantil, docente e trabalhadores não docentes, em parceria com a  Universidade de Coimbra, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, o Instituto  Justiça e Paz e a Cáritas Diocesana de Coimbra, no âmbito de um consórcio promovido  pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV). A Academia de Líderes Ubuntu é uma  iniciativa do IPAV que tem como grande objetivo tornar os estudantes agentes de  mudança ao serviço da comunidade que “ajudem a construir sociedades mais inclusivas,  justas e solidárias”, desenvolvendo e promovendo competências pessoais, sociais e  cívicas de educadores e alunos participantes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com