Economia
Politécnico de Coimbra assina contrato com a Peugeot-Citroën. Investimento de 60 milhões de euros

Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) garante Contrato de Consórcio da Agenda Mobilizadora “GreenAuto: Green innovation for the Automotive Industry“, entre a Stellantis Mangualde – Peugeot Citroën Automóveis Portugal, S.A. e o Instituto Politécnico de Coimbra para a produção de um novo veículo comercial ligeiro eléctrico a bateria, até 2025. O investimento global ronda os 60 milhões de euros, anunciou hoje o IPC.
Amanhã 24 de agosto, pelas 10h na Quinta do Bacelo em Mangualde o Politécnico de Coimbra (IPC) e a Stellantis Mangualde – Peugeot Citroën Automóveis Portugal, S.A assinam o Contrato de Consórcio da Agenda Mobilizadora “GreenAuto: Green innovation for the Automotive Industry” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
PUBLICIDADE
Por parte do Politécnico de Coimbra na assinatura do contrato está presente a Diretora do Instituto de Investigação Aplicada (i2A), Marta Henriques, e refere que “-o principal objectivo da assinatura do contrato consiste em transformar o setor automóvel nacional no âmbito da transição para veículos de baixas emissões, criando condições para iniciar a produção de um novo veículo comercial ligeiro eléctrico, a bateria até 2025 este investimento é de cerca de 60 milhões de euros.”.
A Diretora do Instituto de Investigação Aplicada (i2A), Marta Henriques diz ainda que “-o Investimento elegível para o IPC é de cerca de 610 mil euros, o projeto tem também como objetivo congregar os interesses e meios e concertar as atividades e capacidades complementares das partes, com vista à execução de investimentos no contexto da referida Agenda Mobilizadora.”
O consórcio desta Agenda Mobilizadora liderado pela Stellantis Mangualde – Peugeot Citroën Automóveis Portugal, S.A., integra 38 entidades do sistema empresarial e de IDT&I com know-how ao nível da indústria automóvel. O Coordenador Científico deste projeto por parte do IPC é o Professor Coordenador Doutor Nuno Ferreira, do Instituto Superior de Engenharia do Politécnico de Coimbra (ISEC).
PUBLICIDADE