Coimbra

Politécnico de Coimbra abre centro de testes à covid (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 14-01-2022

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) vai abrir, na segunda-feira, um novo Centro de testes rápidos de antigénio (TRAg), numa altura em que há 120 casos ativos de covid-19 na instituição.

PUBLICIDADE

De acordo com o presidente do IPC, Jorge Conde, existem “120 casos ativos”, sendo “um dos períodos piores” que a instituição atravessa a nível de infetados com o vírus SARS-CoV-2.

“Os números vão reduzir obrigatoriamente, estamos em período de exames, vamos estar 4 semanas sem aulas presenciais”, no entanto “os exames serão realizados presencialmente”.

PUBLICIDADE

Declarações de Jorge Conde no final da sessão pública de apresentação do Centro, que decorreu, esta sexta-feira, no auditório António Arnaut, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, que integra o IPC. A estrutura destinada a alunos, docentes, não docentes e população em geral tem capacidade para testar 200 pessoas por dia, de segunda-feira a domingo.

“Está dimensionado para estar aberto nos próximos 6 meses, num investimento do IPC que ronda os 50 mil euros” avança Jorge Conde, presidente da instituição.

PUBLICIDADE

publicidade

A abertura deste espaço resulta de um protocolo, assinado, esta sexta-feira, entre o IPC, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e a União de Freguesias de São Martinho e Ribeira de Frades.

No seu discurso, o presidente do Instituto Politécnico de Coimbra realçou que “o Centro está aberto à cidade, à região, mas por proximidade ele tenderá a resolver o problema da população da margem esquerda do rio Mondego”.

Este espaço “vai ter uma extensão em Oliveira do Hospital, que irá funcionar uma vez por semana naquele concelho”, adianta o líder do IPC.

Para a presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro), Rosa Reis Marques, “este protocolo traduz uma cooperação efetiva entre entidades diversas na sua missão, mas unidas no serviço à comunidade.

Rosa Reis Marques sustenta que a testagem é “um instrumento primordial no controlo do vírus SARS-CoV-2, na medida que permite identificar precocemente casos e instituir as correspondentes medidas de saúde pública”.

Mediante agendamento prévio, o novo Centro de testes rápidos de antigénio (TRAg) funcionará de segunda a sexta-feira das 09:00 às 19:00, aos sábados das 10:00 às 18:00 e aos domingos das 14:00 às 18:00.

Veja o vídeo do Direto NDC da apresentação do Centro :

Veja o vídeo do Direto NDC com Jorge Conde:

Veja o vídeo do Direto NDC com Rosa Reis Marques:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE