O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) vai abrir, na segunda-feira, um novo Centro de testes rápidos de antigénio (TRAg), numa altura em que há 120 casos ativos de covid-19 na instituição.
De acordo com o presidente do IPC, Jorge Conde, existem “120 casos ativos”, sendo “um dos períodos piores” que a instituição atravessa a nível de infetados com o vírus SARS-CoV-2.
PUBLICIDADE
“Os números vão reduzir obrigatoriamente, estamos em período de exames, vamos estar 4 semanas sem aulas presenciais”, no entanto “os exames serão realizados presencialmente”.
Declarações de Jorge Conde no final da sessão pública de apresentação do Centro, que decorreu, esta sexta-feira, no auditório António Arnaut, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, que integra o IPC. A estrutura destinada a alunos, docentes, não docentes e população em geral tem capacidade para testar 200 pessoas por dia, de segunda-feira a domingo.
“Está dimensionado para estar aberto nos próximos 6 meses, num investimento do IPC que ronda os 50 mil euros” avança Jorge Conde, presidente da instituição.
A abertura deste espaço resulta de um protocolo, assinado, esta sexta-feira, entre o IPC, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e a União de Freguesias de São Martinho e Ribeira de Frades.
No seu discurso, o presidente do Instituto Politécnico de Coimbra realçou que “o Centro está aberto à cidade, à região, mas por proximidade ele tenderá a resolver o problema da população da margem esquerda do rio Mondego”.
Este espaço “vai ter uma extensão em Oliveira do Hospital, que irá funcionar uma vez por semana naquele concelho”, adianta o líder do IPC.
Para a presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro), Rosa Reis Marques, “este protocolo traduz uma cooperação efetiva entre entidades diversas na sua missão, mas unidas no serviço à comunidade.
Rosa Reis Marques sustenta que a testagem é “um instrumento primordial no controlo do vírus SARS-CoV-2, na medida que permite identificar precocemente casos e instituir as correspondentes medidas de saúde pública”.
Mediante agendamento prévio, o novo Centro de testes rápidos de antigénio (TRAg) funcionará de segunda a sexta-feira das 09:00 às 19:00, aos sábados das 10:00 às 18:00 e aos domingos das 14:00 às 18:00.
Veja o vídeo do Direto NDC da apresentação do Centro :
Veja o vídeo do Direto NDC com Jorge Conde:
Veja o vídeo do Direto NDC com Rosa Reis Marques:
PUBLICIDADE