Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Politécnico de Castelo Branco monitoriza estruturas com sensores ‘wireless’ com pontos de Coimbra no “radar”

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 01-04-2021

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) vai realizar testes piloto de monitorização de estruturas, através da implementação de sensores ‘wireless’ para medição de variáveis dinâmicas e acesso remoto aos dados em tempo real.

PUBLICIDADE

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, o IPCB refere que estes testes piloto “vão ser executados na Ponte Rainha Santa Isabel (ponte rodoviária em ambiente urbano – Coimbra) e na Ponte Ferroviária de Mondego Velho (ponte ferroviária metálica rebilitada – Linha do Norte)”.

Estas ações surgem na sequência de um acordo de colaboração assinado recentemente entre a instituição de ensino superior público de Castelo Branco, a Infraestruturas de Portugal (IP) e a empresa Matereospace (Matereo).

PUBLICIDADE

publicidade

“Com esta parceria pretende-se a implementação e execução de testes piloto de sensores ‘wireless’ para medição de variáveis dinâmicas e acesso remoto aos dados em tempo-real, a levar a cabo pelo IPCB e pela Matereo”, lê-se na nota.

De acordo com o IPCB, os testes vão decorrer durante seis meses e vão permitir “testar tecnologia inovadora que poderá vir a ser implementada em projetos de investigação”.

PUBLICIDADE

A utilização dos dados recolhidos vão também ser usados para desenvolvimento de investigação e o trabalho de monitorização poderá ser ainda utilizado para publicação em revistas científicas.

O trabalho a executar nas duas estruturas, inclui testes ao alcance do sistema de transmissão em malha urbana numa aplicação real e testar e validar os sensores em ambiente real ferroviário.

“Este tipo de testes é fundamental para aplicações reais”, sustenta o IPCB.

O projeto inclui ainda o acompanhamento, em tempo real, dos parâmetros do comportamento das pontes ferroviária de Mondego Velho e rodoviária da Rainha Santa Isabel, em Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com