Coimbra
Politécnico de Castelo Branco monitoriza estruturas com sensores ‘wireless’ com pontos de Coimbra no “radar”

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) vai realizar testes piloto de monitorização de estruturas, através da implementação de sensores ‘wireless’ para medição de variáveis dinâmicas e acesso remoto aos dados em tempo real.
Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, o IPCB refere que estes testes piloto “vão ser executados na Ponte Rainha Santa Isabel (ponte rodoviária em ambiente urbano – Coimbra) e na Ponte Ferroviária de Mondego Velho (ponte ferroviária metálica rebilitada – Linha do Norte)”.
Estas ações surgem na sequência de um acordo de colaboração assinado recentemente entre a instituição de ensino superior público de Castelo Branco, a Infraestruturas de Portugal (IP) e a empresa Matereospace (Matereo).
PUBLICIDADE
“Com esta parceria pretende-se a implementação e execução de testes piloto de sensores ‘wireless’ para medição de variáveis dinâmicas e acesso remoto aos dados em tempo-real, a levar a cabo pelo IPCB e pela Matereo”, lê-se na nota.
De acordo com o IPCB, os testes vão decorrer durante seis meses e vão permitir “testar tecnologia inovadora que poderá vir a ser implementada em projetos de investigação”.
A utilização dos dados recolhidos vão também ser usados para desenvolvimento de investigação e o trabalho de monitorização poderá ser ainda utilizado para publicação em revistas científicas.
O trabalho a executar nas duas estruturas, inclui testes ao alcance do sistema de transmissão em malha urbana numa aplicação real e testar e validar os sensores em ambiente real ferroviário.
“Este tipo de testes é fundamental para aplicações reais”, sustenta o IPCB.
O projeto inclui ainda o acompanhamento, em tempo real, dos parâmetros do comportamento das pontes ferroviária de Mondego Velho e rodoviária da Rainha Santa Isabel, em Coimbra.
PUBLICIDADE