Coimbra

Policiamento de proximidade deixa comerciantes da Baixa de Coimbra mais seguros

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 meses atrás em 26-10-2023

O patrulhamento de proximidade da PSP na Baixa de Coimbra deixa os comerciantes mais seguros e tem ajudado a reduzir a pequena criminalidade, disse o comissário Santos Loureiro.

PUBLICIDADE

Há mais de ano e meio que a segunda esquadra da cidade, situada na Baixa, efetua diariamente ações de patrulhamento junto do comércio tradicional, que aos fins de semana são estendidas às zonas de maior afluência de pessoas, como o Portugal dos Pequenitos, Parque Verde do Mondego e parque do Choupal, entre outros.

“Contactamos comerciantes e pessoas com o objetivo de transmitir um sentimento de segurança e mostrar que estamos presentes nos locais, o que, de certa forma, dá algum conforto”, salientou Santos Loureiro, numa ação acompanhada pela agência Lusa no final da tarde de quarta-feira.

PUBLICIDADE

Acompanhado dos agentes de primeira Carlos Mendes e Tiago Sousa, o comandante da segunda esquadra da PSP frisou que o facto de os polícias percorrerem a Baixa da cidade “é um efeito dissuasor da criminalidade, que tem reduzido”.

“Nota-se uma redução da criminalidade, que é residual e momentânea”, sublinhou o comissário, realçando que o patrulhamento de visibilidade ocorre ao final da tarde, quando as lojas estão para encerrar, por ser considerado um período mais crítico.

PUBLICIDADE

publicidade

Os comerciantes sentem-se seguros e satisfeitos com a atuação da polícia e Idalinda Oliveira, proprietária de uma pastelaria, na rua Visconde da Luz, junto à Praça 08 de maio, considera a presença regular dos agentes como “uma mais-valia para a Baixa”.

“É muito bom [o patrulhamento de visibilidade], porque evita muitas coisas que não interessam, já que basta a presença dos polícias para mandar respeito”, acrescentou a comerciante, depois de ser visitada pelos agentes.

Para o vendedor de castanhas Miguel Loureiro, instalado na Praça 08 de maio desde 2017, em frente a Santa Cruz, o patrulhamento da PSP “é muito bom para as pessoas sentirem confiança”.

“Se não andar aqui a polícia, isto torna-se mais inseguro. Nunca assisti a assaltos, mas já vi abordagens de pessoas que andam a pedir e são insistentes”, disse Miguel Loureiro, notando este ano a zona “mais limpa de canalhada”.

A ação de patrulhamento de proximidade da PSP visou também afastar a ideia dos comerciantes de que não existia policiamento, uma questão que era recorrentemente reclamada.

“O polícia cria um sentimento de segurança para as pessoas e provoca um efeito dissuasor e preventivo da criminalidade”, sustentou o comissário Santos Loureiro.

Os agentes Carlos Mendes e Tiago Sousa consideram que o contacto pessoal com os comerciantes e as pessoas lhes traz outro conhecimento do terreno, além de aumentarem o sentimento de segurança dos lojistas e de quem circula nas ruas da Baixa de Coimbra.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE