Crimes

Polícia Marítima e Polícia Nacional de Espanha apreendem 423 quilos de meixão

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 24-02-2023

Uma operação conjunta entre a Polícia Marítima e a Polícia Nacional de Espanha resultou na apreensão de 423 quilogramas de meixão em Viana do Castelo, em Caminha e na Galiza, em Espanha, foi hoje divulgado.

PUBLICIDADE

m comunicado, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) adiantou que, em Portugal, foram constituídas arguidas 11 pessoas e apreendidos, como medida cautelar, cerca de 23 quilogramas de meixão, cinco viaturas, cerca de 30 mil euros, bem como diversa documentação e material informático.

Já em território espanhol, acrescenta, “foram identificadas cinco pessoas, quatro de nacionalidade espanhola e uma de nacionalidade portuguesa, uma das quais acabou por ser detida, tendo sido apreendidos cerca 400 quilogramas de meixão e cerca de 77 mil euros, vários documentos e provas digitais”.

PUBLICIDADE

publicidade

A operação policial foi realizada na quinta-feira pela Unidade Central de Investigação Criminal (UCIC) da Polícia Marítima, em colaboração com os comandos regionais do Norte e do Centro.

A ação foi “dirigida à captura e tráfico internacional de meixão na zona Norte de Portugal e em Espanha”, e contou também com a colaboração da GNR e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

PUBLICIDADE

No decurso da operação “foram executados 15 mandados de busca e apreensão que resultaram de investigações a crimes relacionadas com a captura e tráfico internacional de meixão nas áreas de Viana do Castelo, Caminha e Vila Praia de Âncora”, também no concelho de Caminha.

Foram também executadas duas Decisões Europeias de Investigação (DEI), na Galiza, em Espanha, com a colaboração da Polícia Nacional de Espanha.

A enguia europeia (espécie anguilla anguilla), cujo termo meixão designa o estado final da fase larvar, consta como espécie protegida na Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES), podendo a sua captura ser considerada crime de danos contra a natureza.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE