Polícias

Polícia Marítima é a primeira polícia a adquirir Bodycams 

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 28-11-2023

Realizou-se no dia 28 de novembro, na Casa da Balança, a cerimónia de entrega de Bodycams e Tasers à Polícia Marítima, que permitirão técnicas de dissuasão menos violentas, protegendo de forma mais eficaz a integridade física de polícias e cidadãos.

PUBLICIDADE

​A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Lopes Pires, tendo contado com a presença do Almirante Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo, do Diretor-Geral da Autoridade Marítima e Comandante-Geral da Polícia Marítima, Vice-almirante João Dores Aresta, entre outras entidades.

PUBLICIDADE

A Polícia Marítima é o primeiro órgão de polícia criminal em Portugal a adquirir Bodycams, que se afiguram como elemento de captação de prova e de ajuda à operação dos polícias, pois não só permitem a transmissão em direto para um posto de comando ou centro de controlo da Polícia Marítima, como geram prova da atuação dos mesmos, capaz de ser usada em tribunal para legitimar, ou não, a atuação de polícias e cidadãos.

PUBLICIDADE

publicidade

O Taser irá permitir aos polícias neutralizar uma escalada de violência sem recurso ao contacto físico, por não ser necessária uma aproximação entre o agente e o cidadão. De salientar que todos os disparos efetuados ou a simples ativação do Taser, permitem apresentar prova em tribunal do dia, hora, local, referência dos cartuchos utilizados, o que contribui para uma maior transparência e confiança na atuação da Polícia Marítima.

Estes equipamentos são usados em conjunto, sendo que o Taser permite a ativação automática das Bodycams, sempre que os polícias estiverem perante situações de alto risco e de elevado stress, em que não há tempo de ligarem as Bodycams manualmente.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com