Polícias

Polícia Marítima auxilia veleiro em dificuldades após interação com orcas

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 14-11-2020

A Polícia Marítima de Sines auxiliou hoje um veleiro de bandeira francesa, com três tripulantes a bordo, que se encontrava em dificuldades a cerca de 30 milhas náuticas (aproximadamente 55km) de Sines, após uma interação de um grupo de orcas com a embarcação ter danificado o leme, deixando a embarcação sem governo.

PUBLICIDADE

​O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) recebeu o pedido de ajuda cerca das 04h30 da madrugada, tendo informado de imediato a Polícia Marítima, que se deslocou para o local.

Chegados ao local, os elementos da Polícia Marítia confirmaram que o leme estava partido, estando o veleiro sem capacidade de governo, tendo procedido ao reboque da embarcação para o porto de Sines por questões de segurança.

PUBLICIDADE

O veleiro atracou em segurança no porto de Sines pelas 14h15, não tendo sido necessário prestar assistência aos tripulantes do veleiro.

O Comando-local da Polícia Marítima de Sines tomou conta da ocorrência.

PUBLICIDADE

publicidade

A Autoridade Marítima Nacional reforça a recomendação a todos os navegantes para que, em caso de avistamento destes mamíferos, seja desligado o motor, por forma a inibir a rotação da hélice, e se imobilize a porta do leme, desmotivando assim estes mamíferos a interagir com as estruturas móveis das embarcações.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE