Conecte-se connosco

Lazer

POIARTES 2022 junta Festas do Concelho e tem mais um dia de festa

Publicado

em

A edição deste ano da POIARTES arranca já na próxima, quinta-feira, dia 11 de agosto, prolongando-se até segunda-feira, dia 15, com um programa diversificado, apostando num cartaz musical de grande variedade e qualidade, com nomes conhecidos do grande público, sem descurar a sua identidade principal, a mostra de artesanato gastronomia e caprinicultura que têm granjeado a este certame um reconhecido prestígio não só regional como nacional.

 

A novidade deste ano é alteração da data, passando para Agosto, que servirá de teste ao novo modelo de organização das festas do concelho, juntando a Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia POIARTES com as festas em honra da padroeira do concelho. Assim, pretende-se criar um único evento com as duas iniciativas, sem desvirtuar as especificidades e tradições de cada uma delas, mas conferindo-lhes uma maior abrangência e propocionando-lhes mais visibilidade e mais impacto

Promovida pela Câmara Municipal, a POIARTES procura envolver todas as “forças vivas” do Município, assumindo-se assim como a grande montra das suas potencialidades e dinamismo e contribuindo também para a sua afirmação, contando com cerca de 160 expositores presentes, divididos pelos vários setores do certame.

Para o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, «depois de dois anos em que as restrições sanitárias impuseram cortes e condicionalismos de variadíssima ordem e que afetaram ambos os eventos, considerámos que seria a altura ideal para implementar mudanças e um novo modelo e, desta forma, ir também ao encontro de muitas vontades que nos foram sendo manifestadas e que nos pediam que juntássemos os dois eventos num só», afirmou, manfestando-se confiante no sucesso desta aposta.

Realizado há já 32 anos, este certame tem vindo a crescer e a inovar, de forma a atrair mais participantes e visitantes e «hoje o evento tem uma dimensão que vai muito para além daquilo que são as fronteiras do próprio concelho», referiu, fruto também da versatilidade que o espaço da Alameda de Santo André conferiu à POIARTES, permitindo-lhe crescer em dimensão e qualidade, alargando o certame às áreas agrícola, comercial e industrial.

No setor dedicado à gastronomia, os visitantes vão encontrar as famosas tasquinhas com os pratos tradicionais, espaços dedicados à doçaria regional, enchidos, mel e licores. A famosa chanfana, as trouxas cabreiras, o arroz de bucho e os negalhos são alguns dos pratos típicos da região, aos quais se junta o doce tipo de Poiares, “O Poiarito”, bem como outros petiscos e iguarias.

No setor do artesanato vão estar artesãos oriundos de várias zonas do país, numa mostra onde sobressai a criatividade e o saber fazer, continuando a privilegiar-se o trabalho ao vivo, garantindo a genuinidade e autenticidade do artesanato, que, desta forma contribuem para manter bem vivas as raizes e as tradições deste certame.

Na Mostra Agrícola, Comercial e Industrial vão apresentar-se dezenas de expositores, das mais diversas áreas de atividade, com destaque também para a Mostra de Caprinicultura, que conta com a participação de produtores de caprinos e de material associado a esta atividade.

A tudo isto junta-se ainda um atrativo programa cultural e de animação, com o cartaz musical a reunir nomes bem sonantes do panorama musical nacional, dos mais variados géneros e gostos artísticos, procurando agradar aos diferentes públicos, dos vários escalões etários 

Para além dos concertos no palco principal, há animação permanente, com outros espetáculos musicais e animação de rua que vão acontecendo ao longo de toda a feira, que pretende envolver toda a família, onde todos possam usufruir da vasta oferta, havendo também um espaço especial para os mais novos, permitindo que toda a família se divirta quando visita a POIARTES.

No domingo, dia 14, e integradas na programação, decorrem também as festividades em honra de Nossa Senhora das Necessidades, promovidas pela Misericórdia de Poiares, que contará com a celebração Eucarística, seguida da tradicional procissão, sempre muito participada, com a representação das autoridades civis, militares e religiosas, igrejas e capelas do concelho, acompanhada da Filarmónica Fraternidade Poiarense e da Sociedade Filarmónica Louriçalense e com Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares.

Estão assim reunidas condições para mais um evento de excelência e que vale a pena visitar, não faltando motivos para que as pessoas venham à POIARTES,  de 11 a 15 de agosto.

A abertura oficial da POIARTES está marcada para as 18h do dia 11 de agosto, numa cerimónia que será presidida pelo Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, Eng.º João Paulo Catarino,

A caprinicultura está em grande destaque também neste certame, com a inauguração do Capril da Serra, instalado na Serra do Bidoeiro, no âmbito de um projeto liderado pela Junta de Freguesia de São Miguel de Poiares e em parceria com Município de Vila Nova de Poiares. o que acontecerá uma hora antes da abertura da POIARTES, ou seja às 17h, numa sessão que será presidida também pelo mesmo representante do Governo.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade