Economia

Poiares volta a colocar o ambiente no centro da sua ação política com “A Nossa Floresta”

Notícias de Coimbra | 43 minutos atrás em 07-02-2026

O Município de Vila Nova de Poiares volta a colocar o ambiente no centro da sua ação política com nova edição do programa “A Nossa Floresta”, assumido como um instrumento estratégico de ordenamento do território, valorização ecológica e prevenção de riscos.

PUBLICIDADE

publicidade

A iniciativa, que vai além da simples entrega de árvores, pretende afirmar-se como uma medida estruturante de política local, orientada para a construção de uma paisagem mais resiliente, sustentável e preparada para os desafios climáticos.

PUBLICIDADE

Na edição 2025/2026, foram entregues a seis munícipes mais de quatro centenas de árvores, entre carvalhos, sobreiros, castanheiros, medronheiros, pinheiros mansos, pinheiros-bravos e nogueiras, o que é representativo do envolvimento da comunidade numa estratégia municipal de política ambiental, que se constrói em parceria com os proprietários e com quem vive e trabalha o território.

Para assinalar o momento, Nuno Neves, Presidente da Câmara Municipal, procedeu à entrega de árvores a alguns dos proprietários participantes, sublinhando a dimensão estratégica da iniciativa, ao referir que “este é um programa que traduz a nossa visão para o território. Não estamos apenas a plantar árvores, estamos a preparar Vila Nova de Poiares para o futuro, com uma floresta mais equilibrada, mais segura e ambientalmente mais rica.”

Nuno Neves sublinhou que “ações como ‘A Nossa Floresta’ são fundamentais numa política local responsável, que integra ambiente, proteção civil e desenvolvimento sustentável. Ao apostar nas espécies autóctones, estamos a investir na prevenção, na biodiversidade e na qualidade de vida das próximas gerações.”

Desde a sua criação, o programa já permitiu a distribuição de mais de 1 300 espécies autóctones, traduzindo-se num contributo concreto para a requalificação da mancha florestal do concelho. Ao privilegiar espécies adaptadas ao solo e clima, o Município promove a biodiversidade, reduz a vulnerabilidade a fenómenos como os incêndios florestais, ao mesmo tempo que consolida Vila Nova de Poiares como um território que alia gestão responsável da floresta, envolvimento comunitário e visão política de longo prazo.