Escolas

Poiares retira amianto na Escola Daniel de Matos 

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 11-03-2021

Está já em fase de conclusão a remoção da cobertura de fibrocimento dos pavilhões da Escola EB 2, 3/S Dr. Daniel de Matos em Vila Nova de Poiares, obra da responsabilidade da Câmara Municipal e que representa um investimento de cerca de 250 mil euros, financiado a 100% pelos fundos estruturais europeus.

PUBLICIDADE

Trata-se, como referiu o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, «da resposta a uma das nossas preocupações, e que há muito tempo era exigida pela nossa comunidade, sendo que agora podemos finalmente afirmar que o amianto foi erradicado na escola-sede do nosso Agrupamento de Escolas».

Recorde-se que em julho do ano passado o Município de Vila Nova de Poiares, através do seu presidente João Miguel Henriques, havia assinado o acordo de colaboração para esta operação, numa cerimónia onde esteve o próprio Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, em São Pedro do Sul.

PUBLICIDADE

publicidade

Decorridos os prazos e procedimentos legais, «a execução da obra foi mais célere dado o confinamento que obrigou ao ensino à distância, permitindo que o empreiteiro pudesse proceder aos trabalhos sem o constrangimento que o normal funcionamento das aulas presenciais traria».

O Presidente da Câmara Municipal sublinhou ainda «o carácter estruturante que esta intervenção tem na Escola Dr. Daniel de Matos, equipamento que data da década de 80 e que desde então foi tendo algumas intervenções e melhoramentos, mas apenas pontuais».

PUBLICIDADE

Nesse sentido, João Miguel Henriques afirmou que «a Autarquia em conjugação com a Direção do Agrupamento de Escolas tem encetado diversas diligências junto das entidades governativas competentes para que num futuro próximo possamos desenvolver uma intervenção de fundo, para que a escola possa ser devidamente requalificada e adequada às necessidades educativas atuais».

Município pretende apoiar remoção de fibrocimento em outras infraestruturas

Refira-se que o Município de Vila Nova de Poiares, «ciente da importância em reduzir a possibilidade de contacto da comunidade com este tipo de material prejudicial à saúde humana, está a encetar todos os esforços para conseguir apoiar a retirada do amianto de outras infraestruturas ainda existentes no Concelho, quer sejam equipamentos utilizadas pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPPS’s), quer seja em habitações particulares», referiu João Miguel Henriques.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, «um desses casos é a recente candidatura “H2020 – Green Deal” que o Município apresentou conjuntamente com um consórcio alargado de 21 parceiros, num projeto liderado pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa. Prevendo um investimento de 1,5 milhões de euros, contempla uma série de intervenções, em particular em cerca de 30 habitações no Bairro Dr. Augusto Simões (bairro da Ferreira), onde uma das várias obras a executar passa pela substituição das coberturas em fibrocimento», concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE