Cinema

Poiares: Produtora do documentário “Barro Preto, Cultura e Tradição” premiada no Festival CineEco

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 20-10-2020

A produtora poiarense Jara – Creative Video, recém-criada por dois jovens do Concelho, Edmundo Marquês e Vitor Pereira, foi este fim-de-semana distinguida no Festival CineEco pela realização do documentário “Barro Preto, Cultura e Tradição”, produzido para o Município de Vila Nova de Poiares, com o Prémio da Juventude Panorama Regional, tendo ainda merecido uma Menção Honrosa na categoria Panorama Regional.

PUBLICIDADE

Recorde-se que este documentário foi apresentado ao público em maio, por altura da iniciativa europeia “Bom Dia Cerâmica 2020”, organizada pela rede europeia de cidades e vilas de cerâmica, entre as quais Vila Nova de Poiares. Como referiu na altura o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, «tratou-se de um tributo a todos aqueles que ao longo do tempo têm contribuído para a preservação deste património cultural do nosso Concelho, em particular o seu artesanato, cuja diversidade e riqueza granjearam prestígio e notoriedade por todo o país».

PUBLICIDADE

publicidade

O prémio agora alcançado pela a dupla produtora poiarense é, também, «o reconhecimento do trabalho que o Município tem desenvolvido na promoção da defesa do património cultural e preservação das traições como elementos-chave na construção de uma identidade coletiva e no reforço do sentimento de pertença a uma comunidade e um povo», afirmou João Miguel Henriques.

Na cerimónia da entrega de prémios marcaram presença os dois jovens poiarenses que realizaram o documentário, bem como a Vereadora da Câmara Municipal com o Pelouro da Cultura, Lara Henriques de Oliveira.

PUBLICIDADE

Refira-se que o CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, organizado pelo Município de Seia e com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas, é o único festival de cinema em Portugal, dedicado á temática ambiental, no seu sentido mais abrangente. Realizado em Seia, conta já com grande prestígio internacional, a ao qual concorrem habitualmente mais de 600 documentários, oriundos de mais de 30 países, oferecendo ao público em geral um cinema de qualidade e cinematografias pouco conhecidas e alternativas em relação ao mercado tradicional.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE