Coimbra

Poiares Maduro diz que vários Estados-membros da União Europeia desvalorizaram o risco do surto de Covid-19

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 18-03-2020

 Vários Estados-membros da União Europeia desvalorizaram o risco do surto de Covid-19, por “receio do pânico”, e criticam agora injustamente a Comissão Europeia, que não tem competência em matéria de saúde, afirma Miguel Poiares Maduro.

PUBLICIDADE

“Acho que muitos governos nacionais subestimaram o risco, porque se não o fizessem iam pagar logo nessa altura um custo, que era […] estar a criar já problemas no funcionamento da economia, porque tinham receio do pânico”, afirmou hoje o especialista em assuntos europeus à Lusa.

PUBLICIDADE

O académico, diretor da Escola de Governação Transnacional no Instituto Universitário Europeu, em Florença, Itália, considera por outro lado que a UE já anunciou medidas importantes e “pode ir mais longe” em certas áreas, mas considera que “está a ser criticada por vezes um bocadinho injustamente, esquecendo-se que a União não tem uma competência direta” na saúde.

No caso da escassez de equipamentos médicos, por exemplo, depois de Bruxelas ter decidido centralizar as aquisições e limitar as exportações para assegurar as necessidades dos 27, Poiares Maduro salientou que os Estados-membros “deviam ter antecipado” as necessidades, ressalvando contudo não saber “até que ponto” isso foi feito.

PUBLICIDADE

publicidade

“Tenho alguma preocupação, em Portugal, pelo facto de só nos últimos dias termos sabido o número de ventiladores […] Mas a minha expectativa é que tenha sido feito um trabalho, quando o vírus começou a ser conhecido, e o risco, há dois meses, de antecipação das necessidades que o nosso sistema de saúde iria ter”, explicou.

Já quanto ao encerramento de fronteiras, Poiares Maduro desvaloriza as polémicas que envolvem as decisões de alguns Estados-membros de fecharem as suas fronteiras internas e mesmo a do Conselho Europeu de reforço das fronteiras externas.

“As regras de Schengen permitem a reintrodução [de fronteiras] mesmo do ponto de vista individual aos Estados quando há situações excecionais”, evocou.

Por outro lado, argumentou, “a própria Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que o controle das fronteiras não é necessariamente mais eficaz”, pelo que “o encerramento total das fronteiras nesta altura provavelmente é mais determinado por razões políticas que por razões científicas, porque às pessoas vai transmitir uma sensação de segurança”.

Entre as medidas tomadas para combater o novo coronavírus, Poiares Maduro destaca o anúncio pela Comissão Europeia de que “as regras da concorrência não vão impedir […] apoios diretos a empresas no contexto desta crise e que as regras em matéria orçamental vão dar a flexibilidade suficiente para medidas extraordinárias”.

O académico não duvida de que “provavelmente” a Europa vai ter uma crise económica 2muito significativa”, mas admite que, após restabelecida a normalidade, “a economia consiga recuperar bastante rapidamente”.

“A prioridade fundamental da economia nesta altura deve ser assegurar que essa interrupção brutal das cadeias de produção e dos padrões de consumo não se traduz nas empresas irem à falência, na criação de emprego, nas perda de rendimento das pessoas”, defendeu.

Ainda quanto à ação da UE, Poiares Maduro defende que ela pode ir mais além, em medidas de apoio económico aos Estados, “alargando, digamos, a bazuca” com o envolvimento do Banco Central Europeu (BCE), “que devia ir mais longe”, “mas sobretudo em matérias em que é muito importante a cooperação entre os Estados e a cooperação entre as comunidades científicas”.

“A área da ciência é uma das áreas em que a União tem mais meios para apoiar”, explicou, pelo que pode, por exemplo, fazer “um concurso imediato urgente” para financiar um projeto de investigação “para combate à pandemia e a pandemias futuras”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE