Coimbra

Poiares apresentou serviços online renovados e nova app #VivaPoiares

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 28-04-2021

A apresentação aconteceu durante as cerimónias de evocação do 47º Aniversário do Dia da Liberdade, dando a conhecer a renovada plataforma de serviços online e a nova App #VivaPoiares, uma aposta do Município numa maior proximidade com munícipes e visitantes.

PUBLICIDADE

No âmbito da Modernização Administrativa dos Serviços, e com recurso à tecnologia implementada pela AIRC-Associação de Informática da Região Centro, o Município tem vindo a implementar um conjunto de medidas de desmaterialização de processos e agilização de procedimentos com vista a uma maior capacidade de resposta e, sobretudo uma maior eficiência e celeridade no tratamento de vários processos internos.

Para o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, «a preocupação com a modernização administrativa é uma das grandes prioridades do nosso executivo e tem-se revelado uma verdadeira ‘aposta ganha’, que nos tem vindo a permitir ganhos de eficiência e celeridade na resposta aos munícipes verdadeiramente assinaláveis», referiu, acrescentando que «foi aliás esta modernização tecnológica e informatização dos serviços que nos permite manter a maior parte dos nossos trabalhadores em teletrabalho, sem perder produtividade e continuando a assegurar a resposta aos munícipes».

PUBLICIDADE

«Mas queremos ir mais longe e reforçar cada vez mais a agilização de processos e desburocratização de procedimentos, simplificando e dando maior liberdade ao munícipe para interagir com os serviços municipais através do canal que lhe for mais conveniente», apontou.

Assim, foram implementados os serviços online, que agora foram renovados e apresentados numa versão 2.0, com novo layout e, sobretudo, com uma maior adaptabilidade aos diferentes dispositivos, passando a ser acessível a partir de qualquer dispositivo com ligação à internet, bastando para o efeito efetuar o devido registo na aplicação, que poderá ser feito com recurso ao cartão do cidadão ou chave móvel digital.

PUBLICIDADE

publicidade

A lógica de proximidade e de maior ligação do munícipe com a administração do seu concelho, ganhou ainda mais força com a App #Viva Poiares, também ela criada pela AIRC, especialmente concebida para para dispositivos móveis, adaptada tanto para Android como para IOS – iPhone.

Através desta aplicação passar a ser ainda mais fácil ao munícipe estar a par de toda a informação relativa ao seu concelho, a partir do seu dispositivo móvel, seja smartphone ou tablet. A app divide-se em 5 grandes áreas, desde a área Novidades, onde se pode encontrar informação relativa à Previsão Meteorológica, Notícias, Eventos, e ainda uma inovação: as Notificações Push que são alertas enviados pelo município para todas as pessoas que utilizem a aplicação. Também a área Município, onde é disponibilizada informação genérica institucional; a área Explorar onde estão disponíveis Pontos de Interesse, Farmácias de Serviço, Onde Comer, etc…

Existe também uma área de Serviços, completamente integrada com a plataforma de serviços online onde através da aplicação o utilizador também poderá aceder a todas as funcionalidades dos serviços online, sem necessitar de aceder ao browser nem ao site do Município.

Por último é disponibilizada aquela que será a maior inovação, uma área de Ocorrências, onde através da autenticação com o mesmo login dos serviços-online se pode comunicar ao Município qualquer tipo de ocorrência, desde um simples buraco na estada, a um candeeiro sem luz ou até terrenos que necessitem de limpeza, ou qualquer outra situação que necessita de intervenção dos serviços. Basta tirar uma foto com o telemóvel, o local ficará registado com recurso ao GPS do próprio smartphone e enviar para os serviços municipais.

A terminar refira-se que a App #VivaPoiares já está disponível para download a partir do GooglePlay para Android e da AppStore para iPhone.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE