Coimbra

Poiares acorda intervenção na EN2 com Infraestruturas de Portugal

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 12-05-2021

Um troço da estrada nacional 2 (EN2), no concelho de Vila Nova de Poiares, vai ser requalificado pela Câmara Municipal no âmbito de um acordo com a Infraestruturas de Portugal (IP), foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a autarquia presidida por João Miguel Henriques informa que o acordo, cuja minuta foi aprovada por unanimidade na última reunião do executivo, “prevê a transferência da estrada para o município”, devendo a IP iniciar as obras em junho.

Será intervencionado o troço da EN2 entre Santa Maria e o limite do concelho de Vila Nova de Poiares com o de Penacova, no distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

A estrada será depois “integrada na rede viária do município, pondo assim fim a um diferendo, que dura desde 2013”, entre a IP e Câmara Municipal.

“Trata-se de um documento que permite que, finalmente, as partes consigam chegar a acordo e que o município possa receber e integrar no domínio da rede viária municipal o troço que faltava da antiga EN 2”, afirma João Miguel Henriques, citado na nota.

PUBLICIDADE

publicidade

Para o autarca do PS, “face ao elevado estado de degradação, era fundamental que a via fosse devidamente intervencionada para acautelar as condições de segurança e estabilidade de circulação”.

“A crescente dinamização e revitalização da EN2”, enquanto via nacional, do Minho ao Algarve, com potencialidades para o setor do turismo, “tem trazido um volume cada vez mais crescente de visitantes ao concelho”, salienta a Câmara.

João Miguel Henriques considera “fundamental que a estrada esteja em devidas condições de circulação e possa representar um digno cartão de visita do concelho, numa das suas principais portas de entrada”.

Entretanto, o município “já iniciou os procedimentos para avançar com a requalificação do troço entre Santa Maria e a entrada da vila”, na rotunda do monumento ao bombeiro, para que “toda a extensão da EN2 que atravessa o concelho possa ficar dotada de boas condições de circulação e de segurança”.

O acordo com a IP aguarda agora “disponibilidade do Ministério das Infraestruturas e da Habitação para agendamento da sessão de homologação” com a presença de um membro do Governo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE