Vamos
Poiares acolhe ExpoCapriland 2025 – Feira e Jornadas internacionais dedicadas à caprinicultura

Vila Nova de Poiares acolhe entre os dias 16 e 18 de maio, a edição de 2025 da ExpoCapriland – II Feira de Caprinicultura e I Jornadas Internacionais de Caprinicultura, iniciativa organizada pelo Centro de Competências da Caprinicultura (CCC), em parceria com a Câmara Municipal.
O certame, que este ano se desloca para o recinto do Mercado Municipal, combina múltiplas valências, como gastronomia, animação cultural, mostra pecuária, agrícola e comercial, música e artesanato, estando garantida a presença em exposição das seis raças autóctones de caprinos de Portugal.
Para João Miguel Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, “este evento reveste-se de uma importância estratégica para o concelho, tanto do ponto de vista económico como turístico. A caprinicultura é uma atividade tradicional que faz parte da identidade do nosso território, sendo essencial para a dinamização da economia local, a promoção da gastronomia e a valorização do turismo de natureza e de experiência, como é o caso do Capril da Serra, um projeto de sustentabilidade e preservação ambiental, que tem vindo a afirmar-se como referência também no plano turístico”, referiu.
PUBLICIDADE
O mesmo responsável salientou ainda que “é também através de iniciativas como a ExpoCapriland que conseguimos afirmar o nosso concelho no mapa nacional, ao reunir agentes do setor, investigadores e o público em geral em torno de uma temática que valoriza o mundo rural e promove a inovação no setor agropecuário”.
A cerimónia oficial de abertura terá lugar no dia 16, às 18h00, com a inauguração da feira e a abertura do Mercadinho da Terra. A programação cultural contará com atuações da Companhia de Teatro Experimental de Poiares, da Tuna Académica do ISCAC – IPC, e dos grupos musicais “Freedom”, “KM2” e DJ Faby D, prolongando-se até de madrugada.
No sábado, 17 de maio, destaque para a realização das I Jornadas Internacionais de Caprinicultura, com início às 14h30, que constituem um espaço de debate técnico e científico, contando com a participação de especialistas, entidades de ensino superior e associações do setor. A componente cultural será também forte, com a realização do XXVI Festival de Folclore da Associação Cultural – Grupo Folclórico e Etnográfico de Vila Nova de Poiares, culminando com os concertos dos “Trapos e Farrapos” e dos DJ’s “Remember Trópico de Câncer”, Dj Nanuno e Dj John Dry.
O último dia, domingo, 18 de maio, integra dois workshops dedicados à caprinicultura promovidos pela Escola do Ambiente ‘Planeta Aquarela’, além de várias atuações musicais e culturais, com destaque para o grupo de bombos “Só Pedra”, as “Adufeiras” e o grupo de concertinas “Amigos da Paródia”. A eleição da “Miss Capriland 2025”, marcada para as 18h30, antecede o encerramento oficial do evento, às 20h00.
A ExpoCapriland 2025 contará com a colaboração de diversas entidades parceiras, nomeadamente instituições de ensino superior e associações da área da caprinicultura, assegurando uma programação diversificada, para todos os públicos, e que se pretende mobilizadora em torno da valorização do setor caprino, enquanto elemento estruturante da coesão territorial e desenvolvimento local.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE