Vamos

“Poderá o teatro ajudar a resolver problemas científicos?”

Notícias de Coimbra | 4 meses atrás em 07-11-2023

Um colóquio internacional sobre a relação entre o teatro e a ciência vai decorrer em Coimbra, entre quinta-feira e sábado, por iniciativa da Universidade da cidade.

PUBLICIDADE

O encontro vai reunir profissionais das áreas da investigação e da arte para “debater os momentos e os motivos que potenciam o encontro entre as duas áreas, alargando o conhecimento sobre os diálogos entre teatro e ciência”, afirma a Universidade de Coimbra (UC), numa nota de imprensa hoje divulgada.

PUBLICIDADE

O evento é organizado por várias estruturas desta instituição de ensino superior e pela companhia de teatro conimbricense Marionet.

PUBLICIDADE

publicidade

Durante três dias, 120 participantes e palestrantes vão ter a oportunidade de partilhar e conhecer projetos que potenciam a ligação entre ciência e teatro, com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre a utilização da linguagem artística como forma de comunicar e de estabelecer novas ligações entre a ciência e a sociedade.

Questões como “Poderá o teatro ajudar a resolver problemas científicos?”, “O conhecimento científico transforma o teatro?”, “O teatro faz sentido na comunicação de ciência?” ou “De que modo o teatro se envolve nos debates públicos sobre a ciência e o desenvolvimento científico?” vão referenciar a discussão.

PUBLICIDADE

“Os cruzamentos interdisciplinares entre os campos artístico e científico vêm assumindo uma importância cada vez maior tanto ao nível da prática artística como da investigação científica. Este colóquio, na sua segunda edição, é já um evento de referência internacional nesta área, e coloca Coimbra no centro da reflexão sobre as práticas artísticas e comunicacionais que relacionam as artes performativas com as ciências”, afirma o investigador da UC e diretor artístico da Marionet, Mário Montenegro.

O evento vai contar com palestras de oradores e ‘performers’ de “renome internacional”, como, por exemplo, Catherine Courtet, da Agence Nationale de la Recherche, Emma Weitkamp, da University of West of England ou Liliane Campos, da Sorbonne Nouvelle.

Está ainda prevista a presença de Steve Abbott, do Middlebury College e Kirsten Shepherd-Barr, da University of Oxford.

O programa inclui a apresentação de trabalhos de profissionais da arte e da ciência, ‘workshops’, performances, assim como três peças teatrais que ilustram a articulação entre teatro e ciência.

Há mais de 20 anos que na UC a ligação entre teatro e ciência tem vindo a ser explorada, através de colaborações da Marionet com o Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC (CNC-UC), o Centro de Estudos Interdisciplinares da UC (CEIS20) e o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV).

Na sequência destas sinergias, foram nomeadamente produzidas várias peças de teatro, desenvolvidos projetos que juntam arte e ciência e dinamizadas formações avançadas.

Este colóquio internacional, que é organizado pelo CNC-UC, pelo TAGV, pelo CEIS20 e pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC (iiiUC), em parceria com a Marionet, conta com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Coimbra e da Direção-Geral das Artes (DGARTES).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com