Economia

Poder de compra em Portugal é cada vez menor

Notícias de Coimbra | 15 minutos atrás em 29-11-2025

A perda de poder de compra em Portugal está a ultrapassar a média mundial.

De acordo com o estudo Purchasing Power 2025, da Havas Media Network, cerca de metade dos portugueses (50%) reporta uma diminuição no seu poder de compra no último ano, superando a média global de 43%.

PUBLICIDADE

publicidade

A inflação surge como o principal fator de preocupação, com 84% dos entrevistados a apontarem-no como o maior desafio económico atual.

PUBLICIDADE

Diante deste cenário, os consumidores portugueses adotam uma postura mais cautelosa no que diz respeito ao consumo, focando-se especialmente nas necessidades básicas: alimentação, habitação e saúde.

De acordo com o estudo, 69% dos portugueses não estão dispostos a cortar gastos nessas áreas essenciais, uma atitude mais conservadora em comparação com a média global.

O estudo identifica também um padrão de consumo mais metódico por parte dos portugueses. Quando se trata de compras importantes, 41% dos consumidores levam uma semana ou mais a decidir, muito acima da média global, que se situa em 12%. Além disso, 55% dos portugueses definem o preço justo com base na sua experiência anterior com produtos e marcas, demonstrando que a avaliação pessoal e a experiência prática têm um peso importante na decisão de compra.

Apesar do crescimento do comércio online, as lojas físicas continuam a manter uma relevância significativa sendo que cerca de 60% dos consumidores portugueses preferem experimentar produtos e contar com o apoio direto de um vendedor antes de realizar a compra.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE