Economia

Pode sair-lhe caro se andar sempre com o carro na reserva

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 meses atrás em 25-01-2024

Imagem: Depositphotos.com

Pode não ter tido tempo para abastecer, mas saiba que andar com o carro na reserva não é uma boa ideia.

PUBLICIDADE

Normalmente, se a luz da reserva acende, sabe sempre que tem ainda alguns quilómetros para andar. E isso é bem verdade. Mas sabe qual é o número de quilómetros ainda disponível para percorrer e qual o impacto que andar muito tempo na reserva tem para o seu veículo? A sua carteira não será a única a sofrer .

Quanto mais vazio for o depósito, mais facilmente o combustível se evaporará. Mas existem pontos a ter em conta, revela o E-konomista.

PUBLICIDADE

Atualmente, os tanques são feitos de um plástico especial reforçado que não danifica nem enferruja. Nesse sentido, as únicas impurezas que podem afetar o motor vêm do próprio combustível, que é muito mais refinado e purificado do que no passado.

É por isso que os carros recentes não têm de se preocupar tanto quando chega à reserva, embora a pouca sujidade que possa estar presente seja mais concentrada quanto menos combustível houver no depósito.

PUBLICIDADE

publicidade

Além disso, a pouca sujidade que existe no depósito tem de passar pelos filtros de qualquer sistema de combustível moderno.

Conduzir na reserva, para motores a gasolina, pode criar impurezas no tanque que irão danificar os injetores ou a bomba.

Implica ainda um maior esforço e, consequentemente, a aspiração não será feita corretamente, criando bolhas no circuito. Isto empobrecerá a mistura ar-combustível, o circuito do motor ficará muito quente e o sistema de arrefecimento pode sair danificado.

No caso do gasóleo, o ar poderá entrar no circuito do motor e o sistema de injeção não conseguirá restabelecer a pressão normal de arranque.

Se isto acontecer num modelo a gasolina, as consequências não serão tão graves, embora tanto o motor como o seu circuito sofram e possa ser mais difícil ligar o carro do que o normal, pode ler-se.

Sem dúvida que, aconselhamos a não esperar muito para abastecer. Deixar o depósito ficar completamente vazio pode danificar o seu automóvel, visto ter de começar a usar os resíduos acumulados no fundo do tanque. Apresentamos-lhe uma estimativa, tendo em conta que a maioria dos automóveis fica na reserva aos 5 litros, exceto se existam dados específicos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE