Coimbra

Pode saborear 19 sopas por cinco euros na Baixa de Coimbra

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 27-04-2023

O segundo Festival de Sopas de Coimbra decorre no Terreiro da Erva, em plena Baixa da cidade, esta sexta-feira, sábado e domingo (de 28 a 30 de abril).

PUBLICIDADE

A iniciativa, organizada pela União das Freguesias de Coimbra e pela Câmara Municipal, conta com 19 barraquinhas, cada uma corresponde a uma instituição e a uma sopa diferente.

A animação também não falta neste evento que funcionará como mais uma peça de um puzzle que pretende devolver à Baixa a ambiência que ela já teve.

PUBLICIDADE

O Festival foi apresentado, esta quinta-feira, 27 de abril,  e “pretende trazer as pessoas aos locais de fruição, aos locais de convívio e colocar as instituições a trabalhar em conjunto”, disse o presidente da União das Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos.

A Associação Artística e Cultural Salatina vai servir sopa de feijão, o Centro Comunitário de Inserção a de tomate com ovo, a sopa de cebola fica a cargo da Fraternidade Nuno Álvares e a sopa de ervilha com crocante de bacon é por conta do Centro Universitário Manuel Nóbrega. Já a Comissão de festas da Pedrulha tem canja de galinha, a Fundação Sophia o creme de feijão branco com espinafres.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Há também caldo verde preparado pelo Grupo Etnográfico da Região de Coimbra (GERC), sopa de peixe pela Associação Nacional de Apoio ao Idoso (ANAI), sopa de grão de bico pelo Centro Social e Paroquial da Pedrulha, sopa da pedra pela Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel (ACERSI), creme de cenoura pela Associação Académica de Coimbra, sopa de feijão verde pela Associação Músicos e Técnicos, sopa de feijoca pelos Grupos de Casconha, sopa primaveril pelo Centro Social e Cultural 25 de abril.

A Santa Casa da Misericórdia de Coimbra apresenta canja de bacalhau, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra (APPACDM) tem sopa à lavrador, o Clube Desportivo Pedrulhense apresenta sopa de urtigas, o Agrupamento 355-Montes Claros a sopa de couve e ainda sopa de legumes preparada pelo Agrupamento 358-Sé Nova.

Pode provar as 19 sopas, para isso basta adquirir um kit de senhas, por cinco euros. Para ter direito à malga, colher e guardanapo tem que pagar mais 2,5 euros. Já a senha para sopa extra custa dois euros e o kit de senhas para crianças (até aos 12 anos) terá o valor de três euros.

Uma das novidades desta edição é que cada sopa será representada por uma cor na senha, que está também identificada na barraquinha que vende a iguaria.

O evento conta ainda com um palco onde vão atuar diversos grupos musicais que prometem muita animação.  No sábado às 22:00 há baile.

O festival abre portas das 18:00 às 00:00 desta sexta-feira, das 12:00 às 00:00 de sábado e das 12:00 às 00:00 de domingo.

O autarca espera vender “2500 kits de sopa”, reforçando a forte adesão da edição do ano passado.

Veja os diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE