A evolução tecnológica dos smartphones não para, e o próximo grande passo pode ser uma verdadeira revolução no modo como nos conetamos às redes móveis.
Se ainda se lembra dos tempos em que o cartão SIM era do tamanho de um cartão de crédito e precisava de ser trocado sempre que mudava de telemóvel, prepare-se para uma grande mudança. Em breve, estes cartões físicos podem ser coisa do passado, graças ao eSIM, uma tecnologia que já está em uso, mas que promete ganhar relevância nos próximos tempos.
O eSIM (embedded SIM) é um chip embutido diretamente no dispositivo, que permite a programação remota do número, plano ou operadora, sem a necessidade de um cartão SIM físico. Para quem ainda não percebeu, a grande novidade é que o iPhone 17 Air pode ser o primeiro smartphone do mundo a ser lançado globalmente sem suporte a cartões SIM tradicionais, explica o Leak.
PUBLICIDADE
Após anos de testes com versões de iPhones exclusivamente com eSIM nos EUA, a Apple parece estar pronta para dar o passo definitivo no mercado global. A principal razão por trás desta mudança? O espaço que o cartão SIM ocupa nos dispositivos. Com a remoção deste componente físico, a Apple pode otimizar o design dos seus smartphones, tornando-os mais finos, leves e com maior resistência à água e ao pó.
Apesar das vantagens, o eSIM ainda enfrenta alguns obstáculos. Nem todas as operadoras em todos os países oferecem suporte a essa tecnologia, o que pode limitar a sua adoção em alguns mercados.
PUBLICIDADE