Conecte-se connosco

Lazer

PO.RO.S completa 4 anos no dia em que é anunciado o Museu Europeu do Ano

Publicado

em

O Museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó completa esta quinta feira, 6 de maio, quatro anos desde que abriu as portas ao público, no dia em que será anunciado o vencedor do prémio “Museu Europeu do Ano”, para o qual se encontra nomeado.

Recorde-se que o Museu PO.RO.S encontra-se na lista dos museus nomeados para o prémio EMYA – “European Museum of the Year Award” 2021, atribuído anualmente pelo Fórum Europeu dos Museus. Este prémio procura destacar exemplos de inovação e qualidade pública, entre os museus candidatos, que possam servir de boas práticas e influência na museologia europeu.

“A nomeação para tão importante prémio é um grande orgulho para os condeixenses e para Portugal e reveste-se de uma importância acrescida num ano muito difícil para o setor da cultura, em que os museus estiveram fechados e tiveram que se reinventar para manter o contacto com o público. É, igualmente, uma excelente oportunidade de promoção internacional esperando que após a pandemia possamos receber sem restrições todos aqueles que queiram visitar-nos”, destaca Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

A cerimónia de entrega de prémios decorrerá online, a partir da Rússia, e terá transmissão em directo através do canal de Youtube do Fórum Europeu dos Museus (https://youtu.be/ASMlQpUFLBY) a partir das 16 horas.

A cerimónia de anúncio dos vencedores contará com a participação de todos os nomeados, nomeadamente 61 museus nomeados para o prémio EMYA 2020 (adiado para 2021 devido à pandemia) e os 27 nomeados para o EMYA 2021, onde se inclui o Museu PO.RO.S.

Inaugurado a 6 de maio de 2017, o Museu PO.RO.S é um espaço museológico inovador e interativo que se relaciona com o imponente património arqueológico de Conimbriga e que proporciona ao visitante uma surpreendente viagem no tempo, através de sofisticados sistemas multimédia e da interação com ambientes virtuais, recuando mais de 2000 anos para melhor conhecer e compreender a época romana. A sua exposição permanente desdobra-se em diversos núcleos temáticos que convidam a descobrir e a repensar o legado do Império Romano.

 

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com