Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Plataforma de instituições de Coimbra exige uma maior responsabilidade social do estado

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 15-11-2013

A plataforma Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) exigiu hoje, na sessão de encerramento da 4.ª edição do projeto ODM Na Cidade, em Coimbra, uma maior responsabilidade social por parte do Estado.

PUBLICIDADE

“Tem de haver solidariedade na ‘praxis’ e não apenas nas palavras”, afirmou Hernâni Caniço, do secretariado executivo da plataforma, exigindo que o Estado “intensifique o seu apoio” e aplique práticas sociais à “população que mais necessita”.

O também presidente da associação Saúde em Português defendeu, durante a sessão de encerramento que teve lugar esta tarde, na Casa Municipal da Cultura, que “tem de haver uma redistribuição da riqueza”.

PUBLICIDADE

publicidade

No balanço das iniciativas desenvolvidas durante o ano de 2013, Hernâni Caniço considerou que “as expectativas não foram correspondidas”, observado uma “baixa mobilização” dos membros da plataforma.

A associação realizou uma ação de angariação de fundos através de mealheiros em 24 farmácias do concelho, entre 01 de agosto e 30 de outubro, assim como uma feira solidária, de 17 a 19 de outubro, e uma recolha de donativos.

PUBLICIDADE

As iniciativas levaram à angariação de 319,37 euros, destinadas a apoiar doentes crónicos, incapacitados e terminais com carências económicas.

“O fundo não correspondeu às expectativas”, disse Hernâni Caniço, considerando que “há a necessidade de repensar novas estratégias”.

Ana Maria Ramalheiro, também do secretariado executivo da plataforma ODM, salientou que “os portugueses são extremamente solidários”, contudo os mealheiros são “um reflexo da crise – as pessoas não podem dar aquilo que não têm”.

A plataforma vai agora “repensar a sua estratégia”, de forma a verificar “se há viabilidade para continuar”.

“O orçamento da ODM é zero”, frisou Ana Maria Ramalheiro, afirmando que se pode “combater a pobreza com outras competências que não o dinheiro”.

A plataforma ODM na Cidade é constituída por 37 instituições da região de Coimbra e pretende promover e sensibilizar para os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, entre os quais estão a erradicação a pobreza, universalização do ensino primário e a promoção da igualdade de género.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com