Desporto

Plano Nacional de Ética no Desporto vence Peace and Sport Award 2021

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 07-12-2021

O Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), implementado desde 2012 pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), venceu hoje o Peace and Sport Award 2021, na categoria Instituição do Ano.

PUBLICIDADE

Este prémio, atribuído hoje em cerimónia que decorreu no Mónaco, recompensa uma entidade pública, instituição desportiva ou empresa que lidera e/ou apoia um programa sustentável que contribui para o desenvolvimento da paz através do desporto.

O Peace and Sport, uma organização internacional neutra e independente sedeada em Mónaco, com o alto patrocínio do Príncipe Alberto II, valoriza quem apresente trabalho na promoção da paz, do diálogo e da mudança social no mundo através do desporto.

PUBLICIDADE

Na lista de finalistas, selecionadas de entre cerca de 600 candidaturas, estavam a Comité Paralímpico Internacional com a evacuação de refugiados afegãos, bem como a União Ciclista Internacional (UCI), com a campanha digital #Wethe15, ligada ao movimento global de direitos humanos que visa tornar visíveis as pessoas com deficiência, que representam 15% da população mundial.

O Plano Nacional de Ética no Desporto engloba um conjunto de iniciativas que visam disseminar e promover os valores positivos do desporto, nomeadamente o respeito, a honestidade, a tolerância e a solidariedade.

PUBLICIDADE

publicidade

O PNED baseia-se em cinco pilares estratégicos, nomeadamente a educação, eventos, publicações e investigação, concursos e campanhas.

Segundo dados do IPDJ, no total foram implementadas 2.500 sessões de sensibilização, outorgadas 461 certificações de práticas éticas, mais de 2.000 entidades inscreveram-se na plataforma PNED e 58 entidades aderiram ao Cartão Branco. No total, 350.000 crianças de todo o país beneficiaram diretamente do PNED.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE