Região

Plano Estratégico propõe mais de 30 medidas para a juventude em Tábua

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 02-09-2022

Cinco jovens do concelho de Tábua, no distrito de Coimbra, criaram o Plano Estratégico para a Juventude, com mais de 30 medidas, de modo, nomeadamente, a aumentarem o número de oportunidades para os jovens.

PUBLICIDADE

publicidade

O plano estratégico foi elaborado pelos dois membros eleitos pelo Conselho Municipal de Juventude de Tábua (CMJT), em conjunto com três jovens, de áreas de atuação diferentes, convidados por esses elementos.

PUBLICIDADE

“Começámos primeiro com um diálogo a perceber o que é que nós queríamos, o que é que achávamos que faltava aos jovens de Tábua. Depois de fazermos o levantamento de diversas ideias, agrupámo-las consoante as áreas de atuação”, disse hoje à agência Lusa um dos membros eleitos pelo CMJT, Beatriz Carvalho.

Este plano para a juventude integra sete eixos: o desporto, turismo e lazer, inovação e empreendedorismo, educação, formação e capacitação, emprego e fixação.

A cidadania ativa, a cultura, bem como a comunicação, são outros dos eixos que integram o plano.

Ao nível da educação, formação e capacitação, os jovens sugeriram criar uma espécie de “universidade aberta, mas neste caso seriam as empresas abertas”, ou seja, os jovens durante o seu processo de formação podiam “frequentar as empresas para terem o primeiro contacto com o mundo do trabalho na sua área de estudos”, explicou Beatriz Carvalho.

Ainda nesta área, a ideia é a de também criar um “Parlamento de Jovens”, com jovens representantes das diferentes freguesias, onde pudessem debater as necessidades e oportunidades de cada local.

Um dos problemas que os jovens em Tábua detetaram foi o facto de a “informação por vezes estar muito dispersa”.

Por isso, sugeriram criar uma “via de comunicação mais direta”, onde pudessem encontrar toda a informação dedicada aos jovens.

Ao nível da comunicação, sugeriram um portal da juventude onde possa estar alojada toda a informação que se direcione aos jovens, assim como a criação do Provedor de Juventude, com o objetivo de promover uma maior aproximação e incentivo à participação e cidadania ativa e consequente interação entre serviços da autarquia e jovens.

Outras das propostas, ao nível da inovação e do empreendedorismo, passa pela criação de um gabinete de juventude para “apoiar os jovens a tirar as suas dúvidas e questões ao longo do seu percurso escolar ou profissional, encaminhando para os serviços que já existam no município”, sublinhou.

A elaboração de um concurso de artes nas redes sociais, a criação de um banco de voluntariado municipal, a concretização de ações de recolha de lixo, bem como campanhas de recolha de bens são outras das medidas.

Questionada pela Lusa, acerca de qual seria o próximo passo, Beatriz Carvalho referiu que a ideia agora é executar todas estas atividades que propõem.

Este plano estratégico vai dar lugar posteriormente ao Plano Municipal da Juventude.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE