Saúde

Plano de Ação da Qualidade e Saúde para o ano de 2015

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 16-10-2014

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) e a Comissão da Qualidade e Segurança da DGS, através do seu Departamento da Qualidade na Saúde, promoveram hoje, em Coimbra, uma reunião com todos os hospitais, unidades locais de saúde e agrupamentos de centros de saúde (ACES) da região Centro no âmbito do Plano de Ação da Qualidade e Saúde para o ano de 2015.

PUBLICIDADE

O encontro contou com a participação de mais de quatro dezenas de representantes das direções clínicas hospitalares e dos conselhos clínicos do ACES.

De acordo com o despacho no3635/2013 do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, compete ao Departamento da Qualidade na Saúde da DGS definir o modelo de plano de ação anual que as entidades públicas prestadoras de cuidados de saúde devem elaborar para explicitar as atividades a desenvolver e o seu planeamento.

PUBLICIDADE

publicidade

No âmbito desse plano de ação anual, são consideradas como prioridades estratégicas a qualidade clínica e organizacional, a segurança do doente, o controlo de infeções e de resistências aos antibióticos, a gestão integrada da doença e inovação, a auditoria à prática dos cuidados, a certificação e acreditação nacional das unidades de saúde e a informação transparente ao cidadão.

No decurso da reunião na ARSC, mereceu igualmente atenção a implementação experimental da Tabela Nacional de Funcionalidade, aprovada em agosto de 2014, que permite, de forma ampla e, ao mesmo tempo fiável, conhecer a saúde de uma população e a forma como o ambiente interage com o indivíduo, e a implementação do Cartão de Pessoa com Doença Rara (CPDR).

PUBLICIDADE

No que respeita ao CPDR, os objetivos da sua implementação visam assegurar que nas situações de urgência e/ou emergência, os profissionais de saúde tenham acesso à informação relevante da pessoa com doença rara, melhorar a continuidade de cuidados e facilitar o encaminhamento apropriado e rápido para a unidade de saúde que assegure, efetivamente, os cuidados de saúde adequados ao utente.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE