Conecte-se connosco

Coimbra

Planalto do Ingote vai ter Festa do Vizinho

Publicado

em

 Com organização impulsionada pela Associação Juvenil CódiAtomiko, no âmbito da parceria com Projeto Bairros ConVida, o Planalto do Ingote vai ter uma festa do Vizinho no próximo dia 27 de maio, pelas 18:00.

O Projeto Bairros ConVida, financiado pelo Ministério da Saúde no âmbito do Programa Bairros Saudáveis, é promovido pelo CASPAE, IPSS de Coimbra, em parceria com o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, tem como parceiro informal a Associação Juvenil CódigAtómiko e conta com o apoio da União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades e a colaboração do Projeto Trampolim E8G.

Com início no último trimestre de 2021, este Projeto viu o início da sua intervenção direta sofrer um ligeiro atraso, devido à pandemia. É desde janeiro deste ano que este Projeto tem vindo a unir a comunidade do Planalto do Ingote, a comunidade escolar e cidadãos de outros pontos da cidade para a transformação de um espaço natureza num parque para a comunidade. Com planos e trabalhos realizados em colaboração entre crianças, jovens e adultos, este espaço conta já com área de brincar para as crianças e horta comunitária. Tem, igualmente tempo dedicado à atividade física, com sessões regulares de treino funcional abertas ao público. O envolvimento da EB1 do Ingote, da Associação Juvenil CódigAtómiko e da União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades e a colaboração do Projeto Trampolim E8G têm mostrado o quanto é possível promover mudanças em espaços públicos e no envolvimento dos cidadãos nessas mudanças.

Como refere Isabel Duque, coordenadora deste Projeto, “Vemos hoje um espaço de bem-estar construído por todos e para todos. É de louvar o envolvimento de cidadãos comuns na construção de elementos daquele espaço, mas também o verdadeiro espírito de colaboração entre organizações. O Bairros ConVida é já um espaço de relações entre a escola e a comunidade e entre os elementos da comunidade. É um espaço de brincar e de aprender na natureza para as crianças e jovens, de atividade física para todas as idades, e também de leitura e de bem-estar”. Para Marco Gomes, “Como membro da Associação Juvenil CódigAtomiko, há muito tempo que não via a comunidade tão envolvida num projeto, o que me faz acreditar cada vez mais no percurso e no resultado do Bairros Convida”. Para Maria Leonor Gomes, Presidente desta Associação e mentora desta ideia de festejar a vizinhança neste Projeto, “participar nos Bairros ConVida é dar a oportunidade das novas crianças e jovens reaverem um pouco da infância antes da tecnologia, é dar a oportunidade aos pais de relembrarem os tempos de infância e dar à comunidade a oportunidade de conexão para além das fotos do facebook e dos likes do instagram. Na minha opinião o projeto Bairros Convida chegou ao planalto na altura ideal depois de tanto tempo fechados em casa a comunidade regressou a luta pelos seus espaços com mais garra e vontade”.

Para convidar a comunidade a conhecer e envolver-se neste espaço, este Projeto juntou-se ao CódigAtómiko, União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, Projeto Trampolim E8G e Cáritas Diocesanas de Coimbra, para organizar e dinamizar a Festa do Vizinho, em ambiente de colaboração entre organizações com intervenção nesta área.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link