Conecte-se connosco

Placa da UNESCO demorou 4 anos a chegar a Coimbra!

Publicado

em

“Hoje é uma dia feliz, porque na autoestrada Porto – Lisboa está identificado, a partir de hoje… Coimbra Património Mundial  da Humanidade. É isso que vocês vão conhecer neste percurso”, anunciou Carlos Cidade, na partida do Coimbra Trail Aeminium”.

unesco coimbra 1
Notícias de Coimbra foi à A1 procurar o painel anunciado pelo Vereador da Câmara Municipal de Coimbra. Está localizado. Encontra-se instalado na zona de Taveiro!

Esta placa informativa foi montada 4 anos depois da UNESCO ter declarado parte de Coimbra Coimbra Universidade Alta e Sofia como Património Mundial.

Durante a apresentação do programa Sons da Cidade, que celebra esta conquista de Coimbra, NDC questionou a Vereadora Carina Gomes por NDC sobre ausência de sinalética de “Coimbra da UNESCO”, tendo a eleita local alegado que a demora na colocação das placas se deve a diversos entreves burocráticos, que optou por não especificar, mas que a colocação estaria para breve.

A Vereadora foi adiantado que um dos motivos porque as placas identificativas não foram afixadas mais cedo se devia ao facto de alguém não permitir que as mesmas tivessem informação em várias línguas.

unesco coimbra

Como se pode ler, a única placa que vimos, colocada entre Coimbra Norte e Coimbra Sul, no sentido Porto- Lisboa, apenas tem informação em português, pelo que tanto esperou não alcançou a comunicação bilingue ou trilingue.

Falta averiguar se esta placa na A1 é exemplar único ou se, como indicou Carina Gomes, também veremos placas na A14 e IP3.

É ainda necessário apurar se vamos ficar apenas com esta placa,  que, saliente-se, é vista apenas por quem vai de Norte para Sul e não sai na primeira saída para Coimbra.

Por sua vez, Clara Almeida Santos, Vice-Reitora da Universidade de Coimbra, acrescentou que está em estudo a colocação na urbe de informação na “Universidade de Coimbra – Alta e Sofia Património Mundial da UNESCO”.

Na altura, a vereadora e a Vice-Reitora não souberam adiantar as datas em que Coimbra poderá ver o que devia estar feito desde 2013.

Em 2106, o símbolo da UNESCO foi colado em algumas placas de sinalização da JCDecaux, mas, devido às suas reduzidas dimensões, poucos percebem que se trata de promoção da “Universidade de Coimbra – Alta e Sofia Património Mundial da UNESCO”.

Ouças as respostas de Carina Gomes e Clara Almeida Santos:

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade