Justiça

PJ deteve mais três suspeitos em investigação que apreendeu cocaína em caixas de banana

Notícias de Coimbra | 3 semanas atrás em 21-05-2024

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de mais três suspeitos no âmbito de uma investigação que permitiu a apreensão, em novembro, de 351 quilogramas de cocaína importada da América Latina dissimulada em caixas de banana.

PUBLICIDADE

Num comunicado, a PJ, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, informou que deteve, na segunda-feira, três homens, de 30, 45 e 48 anos, numa operação policial, na qual apreendeu vários elementos probatórios, incluindo 235 mil euros em dinheiro.

“Esta operação acontece na sequência de uma outra, realizada em novembro último, que permitiu, à data, a detenção de dois homens e a apreensão de 351 quilogramas de cocaína, que se encontrava dissimulada, por via de importação de bananas”, adiantou o comunicado da PJ.

PUBLICIDADE

Segundo a PJ, os homens agora detidos “terão sido, na altura, os responsáveis pela identificação das paletes, pela sua retirada do armazém e pela sua entrega aos dois operacionais, que foram então detidos e que continuam em prisão preventiva”.

Na operação de segunda-feira, a PJ realizou oito buscas, na região de Lisboa, quatro das quais domiciliárias, “e foram ainda apreendidas duas carteiras de criptomoedas, dois relógios de luxo, uma pistola calibre 6,35mm, 102 munições do mesmo calibre, uma viatura topo de gama, e material de comunicações e informático”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Os arguidos estão indiciados pelo crime de tráfico de estupefacientes agravado e associação criminosa, e foram presentes a primeiro interrogatório judicial, no juízo de instrução criminal de Leiria, desconhecendo-se para já outras medidas de coação.

Fonte da PJ adiantou que os arguidos são portugueses e não têm antecedentes criminais.

Em novembro, a PJ divulgou ter detido dois homens em flagrante delito e apreendido 351 quilogramas de cocaína que tinha sido importada da América Latina dissimulada em caixas de banana, no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria.

A operação de combate ao tráfico internacional de cocaína permitiu então a detenção de dois homens, ambos com 45 anos e de dupla nacionalidade, portuguesa e de um país do centro da Europa, realçou a PJ em comunicado.

Na sequência dos vários mandados de busca não domiciliárias a armazéns e viaturas, pesadas e ligeiras, foram apreendidos 351 quilogramas de cocaína, que tinha “sido importada da América do Sul, dissimulada em caixas de bananas”.

“Após recondicionamento em carga de madeira, seguiria para o centro/norte da Europa”, referiu esta força policial.

Então, a PJ apreendeu ainda três viaturas automóveis, um ligeiro de passageiros topo de gama, um ligeiro e um pesado de mercadorias, bem como diverso equipamento tecnológico, telemóveis, sistemas de barramento de comunicações e localizadores GPS.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE